PUBLICIDADE

Página Principal : Artes


Danças Orientais



Neste resumo falaremos das Danças Orientais.
A Dança do Ventre ou Raks Sharqi remete-nos há 7000 anos atras e ao Antigo Egipto. Na epoca, a dança estava relacionada aos cultos a Deusa-Mãe ou a deusa Isis, onde as sacerdotisas dançavam em rituais sagrados agradecendo a fertilidade das mulheres, as cheias do Nilo e a fartura nas colheitas. A historia cria controversias acerca das datas por que não se encontra registros mas é um facto que esta Dança incorporou-se em diversos grupos etnicos do Oriente e existiu no Antigo Egipto, Babilonia, Siria, India, Sumeria, Persia e Grecia.
A Dança do Ventre evoluiu e devido todas as influências recebidas, surgiram caracteristicas singulares, trajes e acessorios diferenciados, regras de movimentos, posturas corporais e elementos musicais que a diversificam.
A Dança do Candelabro é tradicional do Egipto. Dançada em casamentos,a bailarina leva no topo da cabeça um candelabro com velas acesas enquanto dança e fogo das velas representa a vida.O ritmo dançado é lento e com movimentos precisos e delicados.
A Dança da Espada é uma dança tipica e a bailarina deve dançar e equilibrar na cabeça, busto, ventre, cintura, joelhos, braços e mãos a espada, simbolo de coragem, força e inteligencia.
A Dança do Jarro é uma dança Egipcia sagrada e folclórica. A bailarina leva o jarro consigo ao dançar e representa as beduínas que vão ao Rio Nilo buscar água. Este dança como ritual evoca a fertilidade das colheitas.
A Dança do Pandeiro é uma dança Cigana-Egipcia de comemoração. A bailarina dança com um ritmo forte e usa o pandeiro para marcar seus movimentos.
A Dança com Snujs , que é um instrumento que lembra as castanholas espanholas, é uma dança com mais de 3000 anos e era assim que as sarcedotisas energizavam e retiravam os maus fluidos do ambiente. Os snujs se popularizavam com as apresentações das bailarinas em feiras e festas populares.
A Dança do Punhal ou Adaga é uma dança Turca e o punhal servia de proteção da bailarina. É uma dança forte e com movimentos marcados.
A Dança da Bengala é uma dança inspirada no Tahtib, uma dança masculina. Esta dança serve para a bailarina demonstrar destreza, elegancia e charme nos seus movimentos usando-se de uma bengala leve e que invoca os pastores que tangem o rebanho.
A Khaleege é uma dança do Golfo Persico, Arabia Saudita, Kwait, Qatar, Emirados Arabes e Omam. A bailarina dança movimentos lentos e suaves e usa o Tobe al Nashar, vestido tradicional largo, longo e bordado.
A Dança das Taças é de origem Egipcia. A bailarina dança com movimentos e musica muito suave e leva nas taças, o fogo que representa a vida.
A Dança dos Sete Véus é uma dança sagrada. Os véus representam a sabedoria e estão relacionados com os sete chacras. Quando a bailarina retira o véu demostra a conquista da consciência espiritual. Esta dança não tem relação com a sensualidade da bailarina mas sim com o despertar da consciência ou com os cultos a Deusa Ishtar (Babilônia) e neste, os véus representam os sete portais que se passamos ao descer ao mundo subterraneo. As cores dos véus também têm seu significado relacionados aos chacras:
vermelho: representa o chacra base.
laranja: representa o chacra sexual.
amarelo: representa o chacra do plexo solar.
verde: representa o chacra cardíaco.
azul: representa o chacra laríngeo.
lilas: representa o chacra frontal.
branco: representa o chacra coronário.
A Dança dos Nove Véus é uma dança egipcia e relaciona-se aos nove corpos que o homem possui. São eles: o corpo fisico, o corpo astral, o corpo espiritual,a sombra, o coração, o espirito imortal, a energia vital, a consciência espiritual e a individualidade.



Veja mais em: Artes

Artigos Relacionados


- A Dança Do Ventre Livre: Curiosidades
- Ballet: Corte Francesa
- ...5, 6, 7, ?... Do Oito Ao Infinito
- Preparação Para Audições De Dança
- Ballet Contemporâneo
- Ballet - Historia Da Dança Classica
- Diante Dos Espelhos

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online