PUBLICIDADE

Página Principal : História


Apartheid e Nelson Mandela




Nelson Mandela nasceu em 1918 e antes de se tornar um advogado viveu sua infância em Thembu no Sul da Africa. Ele lutoucontra o apartheid e por melhores condições de vida para todo o povo africano.

A palavra Apartheid é de origem africana e significa "vida separada" e começou a ser legalmente utilizada em 1948 para denominar a lei que dava aos brancos o poder na sociedade e na qual os negros (maior parte da população africana) tinham todos seus direitos negados, não apenas direitos políticos mas também simples direitos de cidadão. Todos que não fossem considerados brancos não podiam votar nem ir a boas escolas, muito menos pegar o mesmo onibus que uma pessoa branca.

Haviam diferentes hospitais e no designado aos negros não havia profissionais qualificados nem remédios suficiente. Quando acontecia um estupro a punição também não era a mesma, se uma mulher fosse branca e o acusado negro este poderia ser sentenciado a morte, mas por outro lado se a mulher estuprada fosse negra e o acusado branco o máximo que poderia acontecer a ele seria receber uma multa.

No começo Mandela iniciou apenas manifestações pacíficas mas depois elas se tornaram em perigosos motins e ele foi mandado para a cadeia acusado por estar organizando uma invação contra a Africa aliado a outros países e em 1964 passou a viver preso.

Com ajuda internacional ele escapou da sentença de morte por enforcamento , mas somente 26 anos depois conquistou sua liberdade tornando-se então o primeiro presidente negro da Africa do Sul. Hoje é considerado como um dos maiores líderes políticos da história moderna e em 1993 recebeu o Prêmio Nobel da Paz. 



Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- Apartheid
- O Apartheid Na África Do Sul
- As Cidades Perdidas Da África
- African Literature And The Politics Of Gender
- A Herança Branca Da Identidade Negra - Parte 2
- Preconceito Racial
- Dialogues Of Negritude

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online