PUBLICIDADE

Página Principal : Artes


A Pré-História da Arte



A Pré-história da Arte

Bibliografia: PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Ática, 2000. Pags. 10-16

SOCIEDADE TRIBAL PRIMITIVA E AS FUNÇÕES DA ARTE

Em 1881 o termo Pré-História foi definido como o estudo de períodos que não tinham sido registrados (referencia à escrita) pelo homem. Atualmente considera-se que a história é toda ocorrência da presença humana no meio material; desde o surgimento do homo sapiens já ocorre a história. O Positivismo é o conjunto de doutrinas de Auguste Comte (1798-1857) que atribuem à constituição e ao processo da ciência positiva importância capital para o progresso do conhecimento. Comte definiu os conceitos positivistas de história factual, documental e o conceito de eras e foi ele quem criou o período chamado de Pré-História sob a idéia de que o início da história foi a partir do surgimento da escrita. Mas tudo o que o homem fez no passado, mesmo antes da escrita é chamado de história hoje, pois a história é um evento humano.
Uma das melhores maneiras de se entender a infância da humanidade é contemplando as atuais sociedades tribais. Tais sociedades são comunais, não acumulativas e de lazer, ou seja, após o gasto de tempo necessário para a sobrevivência do dia o tempo é gasto com funções lúdicas. Ao contrário de nós após suprirem suas necessidades básicas, essas sociedades dedicam seu tempo àquilo que lhes é prazeroso. A educação é difusa, ou seja, todos ensinam a todos, assim a criança aprende o necessário para a sua própria sobrevivência e do grupo.
A arte na sociedade tribal é totêmica e decorativa. A arte totêmica tem função religiosa e busca integrar o mundo material ao espiritual, sobretudo aos seres que garantem a sobrevivência da tribo. No sentido mítico da arte totêmica o indivíduo via a caça como parte daquilo que fortalecerá a si e a seus descendentes. É um tipo de pintura animista. O animismo é a crença que atribui alma própria a plantas, objetos inanimados e fenômenos da natureza. Essa arte se complementa com a própria expressão corporal. A arte totêmica representa o ser sagrado que rege todos os aspectos da comunidade, sejam defeitos ou qualidades. Por fim podemos definir a arte da sociedade tribal primitiva como animista, lúdica e libertária.


Veja mais em: Artes

Artigos Relacionados


- História Da Arte
- A Linha De Tempo Da História Da Arte
- Iconografia
- A Magia Da Palavra
- Pablo Picasso
- A Obra De Arte Na época Das Suas Técnicas De Reprodução
- Http://www.portaldarte.com.b R/

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online