PUBLICIDADE

Página Principal : Artes


Biografia do Queen




Perseguidos, desde o início, pelas opiniões negativas da crítica especializada, os Queen conseguiram, apesar de tudo, conquistar uma popularidade notável à volta do mundo, que lhes valeu o estatuto de banda mítica dos anos 70.
As extravagâncias do carismático vocalista Freddie Mercury, juntamente com as bizarras misturas, para a época, das sonoridades presentes na música dos Queen estiveram na origem das dificuldades encontradas pelos críticos de rock em levar a sério o trabalho desenvolvido pela banda.
Mercury, Brian May e Roger Taylor formaram os Queen em 1971 e, alguns meses depois, juntou-se-lhes John Deacon, completando assim a formação do grupo. Dois anos de ensaios passados, os músicos editaram o seu primeiro álbum, "Queen" (1971), que passou ainda um pouco despercebido. No entanto, em 1974, a banda conseguiu uma muito maior exposição com "Queen II", principalmente em Inglaterra, mas também nos Estados Unidos, para onde partiu em digressão após o lançamento do álbum. Ainda durante esse ano surgiu "Sheer Heart Attack", seguido de "A Night at the Opera", um álbum para o qual os Queen trabalharam arduamente e, que de acordo com vários relatórios, foi o disco de rock mais caro alguma vez feito até à sua data de edição. Dele, foi extraído o single "Bohemian Rapsody", que se tornou na "canção de marca" dos Queen, tendo permanecido nove semanas no primeiro lugar do top britânico, batendo assim o record da mais longa estadia no topo da tabela.
Os Queen tornaram-se numa lenda do rock após o reconhecimento do seu talento, mas tal facto não impediu que o grupo continuasse a editar discos regularmente. Em 1976, "A Day at the Races" viu a luz do dia e, durante os cinco anos que se seguiram, a banda continuou a editar singles no Reino Unido e nos Estados Unidos, ao mesmo tempo que via os seus álbuns chegarem a disco de ouro e platina.
No início de 80, os Queen editaram "The Game", aquele que se tornou no primeiro álbum da banda a chegar a número um nos Estados Unidos. No entanto, a popularidade que conquistaram com o feito decresceu consideravelmente aquando da edição da banda sonora do filme "Flash Gordon". Em 1981, conseguiam o seu segundo número um no Reino Unido com o tema "Under Pressure", que contou com a colaboração de David Bowie.
"Hot Space" surgia em 1982, "The Works" dois anos depois, mas os Queen começavam a perder popularidade quer nos Estados Unidos, quer no Reino Unido, o que os levou a voltarem-se para o mercado da América Latina, Ásia e África, continentes geralmente ignorados pela maioria das bandas.
Em 1985, voltavam aos seus melhores dias no Reino Unido com a actuação que realizaram no espectáculo Live Aid e, no ano seguinte, editavam "A Kind of Magic", álbum que vendeu bem na Europa, mas não convenceu o mercado norte-americano. Igual sorte teve "The Miracle", álbum de 1989, mas com "Innuendo", editado dois anos mais tarde, o disco brilharia, primeiro nos Estados Unidos e, só depois, chegou a número um no Reino Unido.
Os tempos de glória da banda foram brutalmente interrompidos no dia 22 de Novembro de 1991, dia em que Freddie Mercury declarou que estava infectado com o vírus da SIDA, tendo morrido dois dias depois. Na Primavera do ano seguinte, os restantes membros dos Queen organizaram um concerto no Estádio de Wembley em memória de Mercury, que foi transmitido internacionalmente para uma audiência de mais de um bilião de pessoas. O concerto, no qual tomaram parte nomes como David Bowie, Elton John, Annie Lennox, Def Leppard e Guns n'' Roses, arrecadou milhões que foram doados à Mercury Phoenix Trust, para campanhas de prevenção da doença.
Em 1994, Roger Taylor, Brian May e John Deacon voltaram a encontrar-se para editar o material que Mercury tinha gravado pouco tempo antes da sua morte. O álbum póstumo "Made in Heaven", foi editado em 1995 e, apesar da opinião da crítica se ter dividido, o disco vendeu bem na Europa.
Desde então, têm sido editadas regularmte colectâneas de êxitos dos Queen, o que continua a fazer deles um nome de referência tanto para músicos, como para novas gerações apreciadoras de música.


Veja mais em: Artes

Artigos Relacionados


- A Volta Da Banda The Police
- Punk - Relato Essencial
- Opiniões Sobre Utensílios E Materiais Para Scrapbooking
- O Fim Do Século 20 E O Fim Da Era Moderna
- Remakes - O Massacre Da Serra Elétrica
- Inglaterra Ou Reino Unido?
- Periodo Apos Ii Guerra

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online