PUBLICIDADE

Página Principal : Artes


Ray Charles(I)



Ray Charles
Cantor ( pianista e saxofonista), nasceu em Albany/Geórgia, a 23 de Setembro de 1932. Em 1963, conseguiu encher durante 8 dias o Olympia de Paris. Nenhuma vedeta negra americana o tinha podido fazer antes. Herdeiro de um passado em que se combinam as velhas canções populares folclóricas dos mendigantes do Alabama com voz rouca e abafada e as inflexões guturais dos cantores gospel-song, Ray Charles, pela classe e a envergadura da sua personalidade ergueu uma forma de expressão popular ao nível de uma arte sem réplica. Foi o primeiro cantor de cor a ter feito sentir à multidão a força do folclore negro autêntico.
Interpretação que fez a sua glória: "What''d I Say".
No início Ray Charles inspirava-se em Nat King Cole, tendo-o copiado como pianista, fundando em 1948 o "Maxim Trio".
Conta que "Certas noites, arrastava-me de gatas no meu quarto de hotel, não conseguindo abrir a caixa de sardinhas que seria o meu jantar". Foi atingido pela cegueira com 6 anos de idade - em certas regiões dos E.U.A. a miséria e a doença fazem com que haja 5 vezes mais cegos negros do que brancos. Fez parte dos "Honey-Dippers" de Charlie Brantley. Foi pora caso que Ray Charles se tornou cantor. Trauteava aos seus dois acompanhadores as linhas melódicas, tendo descoberto assim uma tendêncianatural para cantar o Blues.
A sua verdadeira carreira vai começar em 1952, com a assinatura de um contrato com a Atlantic. O primeiro título gravado, "The Sun''s Gonna Shine Again", inaugura toda uma série de discos cujo sucesso irá crescer durante 8 anos.


Veja mais em: Artes

Artigos Relacionados


- Carter E O Diabo
- A Arte De Compor
- Luzes Da Cidade (city Lights)
- Visões Sobre Tom Cego
- Exu Marabô
- Biografia Do Cantor E Compositor Paraibano De Patos,walmir Serpa
- Elvis Presley

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online