PUBLICIDADE

Página Principal : Artes


Arte e Literatura na Idade Média



A Idade Média produziu muitas obras de arte, sobretudo dedicadas à glória de Deus.
A nível da arquitectura, desenvolveu-se o estilo denominado ?Românico? por volta do ano 1000. Os edifícios eram construídos de forma pesada, com fortes pilares e arcos arredondados.
Pelo ano de 1100, surgiu um estilo mais leve, denominado ?Gótico?. Nas Catedrais, os arcos muito pontiagudos e os pilares delgados, davam-lhe um ar muito gracioso, completado por complicadas decorações.
Os pintores desta época, representavam as figuras de um modo realista, com cores brilhantes sob a influência da arte bizantina da Europa Oriental. Os monges produziram manuscritos iluminados, mas os artistas ainda não dominavam muito bem a técnica da perspectiva.
Na música, dominavam os cantos religiosos de música simples e melódica. Gradualmente, os compositores começaram a juntar duas ou mais melodias sobrepostas, produzindo música poli fónica (muitas vozes). Entre esses compositores estavam John Dunstable, de Inglaterra, e Guillaume de Machaut de França. O seu estilo ficou conhecido por ?Ars Nova?, a ?Arte Nova?.
Inicialmente a literatura foi dominada pelas histórias em verso, as sagas dos Viquingues e os romances de cavalaria, tal como as Lendas do Rei Artur e de Carlos Magno. A meados da Idade Média, surge a poesia lírica com Dante Alighieri e Petrarca, ambos Italianos. Em Inglaterra, Geofrfrei Chaucer, combinou histórias em verso com argutos comentários sobre a vida e as pessoas à sua volta.


Veja mais em: Artes

Artigos Relacionados


- Arte Renascentista-sinais Da História-8º Ano
- Desenvolvimento Da Ópera
- A Música Na Antiguidade
- O Sobrinho De Rameau
- Arte Gótica
- A Arte Barroca
- Arte E História

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online