PUBLICIDADE

Página Principal : Artes


Neoclassicismo



Contexto histórico:

O contexto histórico que nasce e se desenvolve o Neoclassicismo foi entre 1750-1850, na segunda metade do século XVIII e primeira do século XIX, durante um tempo de mudança isto é, um ?tempo de revoluções?.

Afirmou-se na Europa o iluminismo (movimento intelectual surgido na segunda metade do século XVIII (século das luzes) que defendia a razão e a ciência como formas de explicar o universo).

O iluminismo criticou a intolerância e o obscurantismo religioso, a tirania do absolutismo político, as injustiças da sociedade de ordens e apresenta soluções provocando uma profunda alteração na cultura e mentalidade humanas do determinismo religioso, predominante até então, para o individualismo laico, triunfante a parir dai. Seguiram-se outras importantes revoluções no campo político deu-se o eclodir das Revoluções liberais que puseram fim ao absolutismo do Antigo Regime instituindo o direito à autodeterminação dos povos.

A revolução francesa (1789) marcou decisivamente o triunfo do liberalismo, nasce a afirmação de monarquias constitucionais e repúblicas.

No campo social, o ruir da sociedade de ordens (aristocrática e rígida) e a afirmação da sociedade de classes (móvel, individualista e burguesa) que instituiu a igualdade perante a lei e a valorização pessoal do trabalho e pela forma intelectual.

No campo económico, o triunfo da Revolução industrial (conjunto de transformações no processo de fabrico provocadas pela aplicação da máquina a vapor) e os progressos da urbanização (crescimento e organização das cidades).

No campo cultural, um extraordinário desenvolvimento cientifico e técnico. De entres as ciências, destaca-se a História e a Arqueologia que dispondo de novos métodos de pesquisa e análise, registaram brilhantes descobertas (monumentos, utensílios, e escritos do ex-Império Romano, ruínas das cidades de pompeia e Herculano?) que aguçaram a curiosidade pelo passado.

As descobertas arqueológicas levaram ao desenvolvimento do gosto pelas visitas de estudo e o interesse pelo coleccionismo. A arte e os artistas desta época interessaram-se também pelas descobertas do passado greco-romano. A consequência directa de todo este interesse foi o nascimento e a propagação de um novo estilo artístico na Europa ? o Neoclassicismo ? que preconizava a reforma da arte vigente ? o barroco e o rococó ? pela imitação e recriação dos clássicos.


Veja mais em: Artes

Artigos Relacionados


- A Revolução Francesa
- O Que é Sociologia
- Www.suapesquisa.com/barroco
- Neoclassícismo
- Iluminismo
- Iluminismo
- Revolução Técnico-científica-terceira Revolução Industrial

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online