PUBLICIDADE

Página Principal : Artes


A Bela Adormecida



A Bela Adormecida é um bailado com três actos, cinco cenas e prologo.
O Libreto foi escrito por Marius Petipa e Ivan Vsevolojsky mas baseado em um famoso conto de Charles Perrault, "La Belle au bois Dormant".
Foi coreografado por M. Petipa e com musica de P.Tchaikovsky.
Com estreia mundial a 15 de janeiro de 1890 (alguns dizem a 5 de janeiro) no Teatro Maryinsky de São Petersburgo(Rússia) tivemos como principais bailarinos: Carlota Brianza interpretando a Princesa Aurora; Paul Gerdt, o Príncipe; Marie Petipa sendo a Fada Lilás; Enrico Cecchetti como Carabosse e o Pássaro Azul e Varvara Nikitina como a Princesa Florine.
Este bailado tornou-se celebre devido a dedicação de todos os envolvidos na sua concepção.
P.Tchaikovsky trabalhou arduamente em conjunto com Petipa para que a musica do bailado estivesse em harmonia com a coreografia e movimentos escolhidos por Petipa.
O bailado inicia-se com o Prologo - O Baptizado da Princesa Aurora.
No palacio do Rei Florestan, inicia-se a recepção de baptizado da princesa.
Cattalabutte, o mestre de cerimônias, recebe todos os convidados e o casal real chega para iniciar a festa recebendo de todos, prendas e cumprimentos.
As fadas madrinhas da pequena Aurora são sete fadas e todas elas vieram para entregar qualidades e bençãos a princesa. Mas antes que a ultima fada-madrinha desse a sua prenda, Carabosse, a fada do mal anuncia seu presente à Aurora. A princesa crescerá bela e saudavel mas no aniversario dos seus 15 anos, furará o seu dedo e morrera. A mãe-rainha implora pela vida da sua filha, mas Carabosse não lhe dá ouvidos e está de saida quando a Fada Lilás bloqueia seu caminho e anuncia então a benção que ainda não havia sido concedida. Nao poderá retirar o feitiço mas irá ameniza-lo e ao furar o dedo, Aurora não morrerá mas dormirá por tempo indefinido até que um nobre e belo rapaz a acorde com um beijo apaixonado. Carabosse sai enfurecida mas os Reis, as fadas-madrinhas e toda a corte reunem-se a volta da Princesa com intuito de a proteger de todo mal.
Acto 1 - Aniversario de Aurora - O Feitiço
É o aniversario da princesa e toda corte prepara-se para os grandes festejos. Aurora esta maravilhada com a festa mas uma misteriosa pessoa oferece-lhe um presente. É uma agulha mas a princesa não reconhece o objecto, pois objetos pontiagudos haviam sido banidos do reino por um decreto de seu pai. Fascinada, ela brinca com a agulha e não esta consciente do risco que corre. Entretanto, ela pica o dedo e imediatamente fica atordoada e desmaia. Carabosse revela-se e ri da angústia de todos frente ao incidente.
A Fada Lilás surge e chega o momento de cumprir com o prometido no baptizado: ela agita a sua varinha e todo o reino entra em sono profundo.
Acto 2 - A visão - 100 anos depois
O principe Desirée lidera uma caçada na floresta mas mesmo com todos os amigos e festejos sente-se triste. A Fada Lilás surge e faz com que o principe tenha uma visão com Aurora adormecida. Ele fica impressionado com a sua beleza e a fada concede-lhe um sonho onde ele se encontra com Aurora. Quando acorda, o príncipe deseja encontrar Aurora e a Fada pede que ele se junte a ela em seu barco de concha para navegarem juntos o rio, rumo ao reino encantado.
Acto 3 - O Despertar no Castelo
O principe acompanhado da fada Lilás chegam ao castelo rodeado por uma floresta. Encontram todos a dormir profundamente e seguem aos aposentos de Aurora. O principe encontra Aurora e beija-a. Ela desperta do sono e toda a corte desperta também. O principe Desirée pede imediatamente a mão de Aurora ao Rei Florestan que a concede.
Acto 4 - O Casamento
A fada Lilás convida varios personagens encantados, entre eles o gato de botas e a gata branca,chapeuzinho vermelho e o lobo mau, Cinderela e o príncipe, a Bela e a Fera, o pássaro azul e a princesa encantada, etc. Todos dançam e festejam o casamento entre a Princesa Aurora e o Principe Desirée.


Veja mais em: Artes

Artigos Relacionados


- O Lago Dos Cisnes
- Nutcracker - O Quebra-nozes
- Giselle
- O Principe Sapo ( Ou O Principe Encantado): Roteiro De Estudo
- La Sylphide
- A Vida é Bela
- Lago Dos Cisnes

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online