PUBLICIDADE

Página Principal : Artes


"A última ceia" de Leonardo Da Vinci contém música.



- Um músico e técnico de computadores italiano disse haver descoberto notas musicais codificadas na obra "A última ceia" de Leonardo Da Vinci, o que indicaria que o gênio renascentista poderia ter deixado uma obra musical de tom sombrio que acompanharia seu mural do século XVI. "Parece um requiém", disse Giovanni María Pala. "é como uma pista musical que enfatiza a paixão de Jesus".
Pintada de 1494 a 1498 na igreja de Santa María de Gracia, em Milão, a obra mostra um momento determinante do Evangélio, a última cena de Jesus com os 12 apóstolos antes de sua prisão e crucificação, apresentando de maneira viva a reação dos seguidores de Cristo quando são informados que um deles o trairá. Em um livro lançado sexta-feiram na Itália, Pala explica como interpretou os elementos da pintura que têm um valor simbólico na teologia cristã. Primeiro se deu conta de que desenhando um pentagrama na pintura, tanto as fogaças de pão na mesa como as mãos de Jesus e dos apóstolos poderiam representar notas musicais.
Em seu livro "LA Música Celata" (A Música Oculta), Pala descreve também como encontrou várias pistas sobre o ritmo lento da composição e a duração de cada nota. O resultado, diz Pala, é um "Hino a Deus" de 40 segundos que soaria melhor em um órgão, o instrumento mais comum para a música religiosa na epóca de Leonardo.


Veja mais em: Artes

Artigos Relacionados


- Viridiana
- A Paixão De Cristo
- A Paixão De Cristo Com O Ator Denil
- Www.denilcezar.blogspot.com
- O Sgredo Da Última Ceia
- Encyclopédie Du Romantism
- Música

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online