PUBLICIDADE

Página Principal : Artes


CAMINHOS DE SANTIAGO



Oficina realizada eml: Estação Pinacoteca do Estado de São Paulo
Data:31/03/2007

O curso ?Caminhos de Santiago- arte no período Românico em Castelo e Leão - séc XI a XIII? realizado na Estação Pinacoteca, ministrado pelo professor Amaury Costa Brito.
Para entender o que foi a arte no período românico, o professor iniciou com uma linha do tempo: a queda do Império Romano com a invasão dos Bárbaros, depois com a chegada dos Árabes, propagando a fé islâmica, não era permitido fazer a figura humana nas construções e instalação dos judeus que tiveram presentes no Egito, na Grécia e também no Império Romano, esses povos trouxeram a bagagem dessas civilizações e os cristãos; Com o nascimento de Cristo (calendário começa ao zero), no qual é judeu, Amaury fez um fio condutor sobre Cristo, dizendo que os escritos (a bíblia ) quem escreveu provavelmente foram os judeus e que tinha muito conhecimento dos povos citados acima e na época a forma que Cristo morreu inocente fez dele um grande líder religioso, segundo o professor o ano zero é exatamente o momento que o Império Romano se desmanchava e se dividi, uma parte para o Oriente e a outra para o Ocidente.
No Oriente, os cristãos se instalavam em Bizâncio e constroem as igrejas bizantinas, propagando a fé cristã com toda a riqueza do ouro, o dourado refletia a divindade. Já no Ocidente não existia nada, apenas terras devastadas, o grupo romano se via nessa situação ?ameaçadora? se constitui com o uso da inteligência, uma característica interessante desse povo que eles eram excelentes em conduzir os povos e verdadeiros organizadores políticos, ali começa a desenvolver a arte no período românico.
A primeira igreja EKKLESIA era administrada por monges (romanos cristianizados), onde se reuniam para tomar decisões, discutir idéias e também era um lugar para as pessoas salvas, ?qualificadas? se sentirem bem.
As arquiteturas dessas igrejas eram feitas de pedras, plantadas no meio da natureza, parecia uma fortaleza, a porta é um elemento principal dessa arquitetura que simbolizava ?a passagem de um mundo para o outro?, uma porta celestial. Outro fator importante que foi citado por Amaury que as esculturas estão embutidas, agregadas ao ambiente arquitetônico, no qual os isolamentos destas imagens esculpidas estariam próximos a idolatria.
Segundo o professor, toda a construção tinha que ser passada para o povo que não sabia ler nem escrever, então era necessário o uso da imagem que tinha a função de narrar às mensagens bíblicas, a partir daí observamos alguns elementos são eles:
O portal da catedral a imagem de Cristo no centro e rodeado de elementos apocalípticos; A cruz como o principal símbolo do cristianismo e outros significados; a imagem do Cristo crucificado, com característica num primeiro momento com os olhos abertos ?Cristo triunfante?, lembra a idéia dos romanos ao representar e o Cristo sofredor, mais humanizado, percebemos nas imagens ( Christus Triumphans, origem séc. V e Cristo , final do séc.XII-museu Cat.Leon), também as imagens da virgem que aparece com as mesmas características, detalhe importante sempre aparece com o filho Jesus entre as pernas ou no colo dela; Bestiários ( influência bárbara ) figura humana com animais ou animais com animais, representam a ira divina a humanidade, sua força e poder; Mandorla que significa amêndoa, os únicos ligados a terra e o céu são Cristo e a Virgem Maria; Os sepulcros na lateral apresentam figuras de apóstolos, governantes e até imagens sacras; Relicários, local onde guarda as relíquias, instrumentos ritualísticos e sagrados; Candelabras onde guarda as hóstias; Iluminuras que são elementos ligados ao texto escrito para as pessoas que não sabiam lê, o grande empreendedor foi Carlos Magno; Báculo, símbolo da fé,objeto dos pastores para unir as ovelhas que se afastavam; Tecidos era utilizados para envolver os mortos no sepulcro e os Arabescos são ornamentações criado pelos á


Veja mais em: Artes

Artigos Relacionados


- A Antiga Rússia Cristã
- O Significado E Os Símbolos Da Páscoa
- Império Bizantino
- Bárbaros
- Civilizações - Os Romanos
- Idade Média
- Idade Media

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online