PUBLICIDADE

Página Principal : Artes


Pré-iconografia da obra ?Narciso? de Carvaggio



A imagem consiste na figura de um jovem rapaz, inclinado sobre a margem de um lago, onde sua imagem é refletida. Por sua vez, esta figura masculina tem pele alva, cabelos castanhos e uma face bela. Seus olhos estão fechados e sua boca levemente aberta, aparentando o último instante antes de um beijo apaixonado. Suas roupas são compostas por uma camisa de gola baixa, justa e estampada no torso, com manga branca, que vai até seu antebraço, e, por uma calça verde, que cobre somente a sua perna direita.
O ambiente é sombrio. Não se vê nenhuma paisagem, só há a escuridão, fazendo o olhar concentrar na figura do rapaz e seu reflexo. O contorno não é sólido, as formas se confundem em tonalidades próximas, que brincam em suas nuances claras e escuras. A figura do jovem é visível, devido à luz relativa emanada em diagonal, mas, ao mesmo tempo não é nítida em sua completude. É esta frágil claridade que dá a idéia de profundidade e cria volume nas imagens que ali estão.
A obra se divide em duas partes, por causa do limite horizontal formado entre o jovem e sua imagem especular. Por sua vez, a figura do rapaz é angulada da esquerda para a direita, refletida inversamente no escuro espelho formado pelo lago. A água exibe o mesmo breu da penumbra que a envolve. O reflexo é tremeluzido é minimamente percebido, devido a pouca incidência de luz sobre o jovem. Por fim, as imagens são percebidas como um grande jogo cromático, no qual o espectador deduz aquilo que ele não vê.



Veja mais em: Artes

Artigos Relacionados


- Aspectos Formais Na Obra "o Casal Arnolfini"
- Drawing Hands - Maurits Cornelis Escher
- O Último Rei Da Escócia
- O Significado Simbólico Do Espelho Na Cultura Ocidental
- Lenda De Ossãe
- O Lago Dos Cisnes
- Lampião, A Marca Que Vende O Nordeste

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online