PUBLICIDADE

Página Principal : Artes


Romantismo




Caracterização da arquitectura romântica:

A arquitectura romântica caracteriza-se pela rejeição ás regras académicas da arquitectura neoclássica e os princípios da ordem, da proporção, da simetria e da harmonia que a caracterizam. Preferiu os princípios da irregularidade da estrutura espacial e volumetria, os efeitos de luz, o movimento dos planos, o pitoresco da decoração?
Em suma, características que provocassem encadeamento e evasão, que fossem capazes de provocar sensações estados de espíritos, transmitir ideias. Assim, a arquitectura do romantismo manifestou-se sobretudo pela forma e pela decoração, dando menos importância aos aspectos técnicos ou estruturas que, no geral seguiram as tendências e os progressos da época.


As principais tendências estéticas e formais da arquitectura romântica:

As principais tendências estéticas e formais da arquitectura romântica são o revivalismo (construção de edifícios Neogóticos e Neoromânicos que fez reviver a estática gótica e românica), o ecletismo (corrente artística que reflecte e integra influencias provenientes de várias épocas e estilos) e o exotismo (gosto pelo que é estranho, diferente ou estrangeiro, à cultura ocidental e que excita a imaginação e os sentidos pelo mistério e pela novidade).
Em suma a procura de uma estética nova não conduziu a um novo estilo artístico, promoveu, antes o estudo e reprodução de estilos construídos ?noutros tempos e noutros lugares?; isto é, em épocas passadas ? Idade Média ? e em diferentes culturas e civilizações, como o Norte de África e o mundo oriental.


Veja mais em: Artes

Artigos Relacionados


- A Arte Barroca
- Arte Renascentista-sinais Da História-8º Ano
- Arte E Literatura Na Idade Média
- Casa -museu Carlos Relvas
- O Século Xix E As Ciências
- O Renascimento E Maneirismo
- Mosteiro De Alcobaça

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online