PUBLICIDADE

Página Principal : Artes


Giselle



Giselle é um dos bailados mais aplaudidos e adorado em todo mundo.
Tem 2 actos com musica de Adolphe Adam e libreto de Jules-Henri Vernoy de Saint-Georges e Theophile Gautier.
Primeiramente foi coreografado por Jean Coralli e Jules Perrot e para o Imperial Ballet por Marius Petipa. Estreou-se em 28 de Junho de 1841 pelo Ballet do Teatro da Academia Royal de Musica em Paris, França, tendo Carlota Grisi interpretando Giselle, Lucien Petipa como o Conde Albrecht, Adele Dumilatre sendo Myrtha, a Rainha das Willis e Jean Coralli como Hilarion.
Primeiro Acto ? Em uma rustica vila.
Giselle é uma camponesa jovem e ingenua que vive com a mãe, Berthe em uma pequena vila. Giselle apaixona-se por Loys, um rapaz da aldeia que na realidade chama-se Albrecht e é um nobre comprometido com Bathilde, filha do Duque. Giselle esta a ser enganada mas Loys não consegue lhe contar a verdade. Numa manhã, quando toda aldeia parte para as vindimas, Hilarion, o guarda-caça da vila, relembra a Giselle o seu amor por ela mas Giselle que já esta apaixonada, repele Hilario e junta-se aos outros camponeses. Berthe procura pela filha por estar preocupada com a sua fragilidade e leva-a para casa. As trompas da caçada soam ao longe e Wilfrid avisa ao seu senhor que outros nobres aproximam-se da vila. Hilarion esta atento a Loys por que pretende descobrir seus segredos. Os nobres chegam a vila e Bathilde os acompanha. Giselle dança para todos e Bathilde, encantada, lhe presenteia com um colar. Ao se retirarem, o principe ordena que deixem uma trompa para ser tocada caso seja necessario chama-los e Hilarion aproveita para comparar os brasões da trompa com a espada de Loys. Descoberto o segredo, Hilarion conta a todos na vila sobre Loys/Albrecht. Giselle não acredita e para provar, Hilarion chama-os com a trompa e todos os nobres aparecem. Albrecht fica confuso quando vê Giselle e Bathilda confirma ser ele o seu noivo. Giselle perde a razão por defrontar-se com a mentira de Loys e em um acesso de loucura, crava a espada em seu proprio peito. Segundo Acto ? No meio da floresta.
A floresta é palco para o baile magico das willis. A atmosfera é de tristeza, suspiros e lagrimas. As willis são fantasmas de donzelas traidas pelos seus amados e que morreram. As willis obrigam os jovens a dançar ate a morte. É meia-noite e Hilarion vigia a sepultura de Giselle. Myrtha, a Rainha das Willis, surge como uma sombra e evoca todas as willis que se aproximam dela e dançam em torno da sepultura de Giselle que é retirada para iniciar os ritos de passagem para o mundo das willis. Ela dança graciosamente junto das suas novas irmãs mas um barulho as assustam e se escondem todas entre as arvores. Albrecht aproxima-se da sepultura com flores. Giselle ainda o ama e surge para ele que tenta toca-la enquanto ela desaparece. As willis capturam Hilarion e Myrtha ordena que ele dance ate a morte no fundo do lago. As willis dançam alegremente comemorando o destino de Hilarion quando apercebem-se de Albrecht. Capturam a ele tambem mas Giselle protege-o. Leva-o a cruz do seu tumulo mas Myrtha obriga-a dançar e Albrecht tenta protege-la mas são os dois que entram em uma dança sem fim. Estão a exaustão quando a aurora surge ao longe e quebra o poder das willis. Giselle consegue salvar Albrecht.


Veja mais em: Artes

Artigos Relacionados


- La Sylphide
- O Lago Dos Cisnes
- A Bela Adormecida
- 12 Macacos
- O Sexto Sentido
- Nutcracker - O Quebra-nozes
- Ballet - Historia Da Dança Classica

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online