PUBLICIDADE

Página Principal : Artes


O Lago dos Cisnes



O Lago dos Cisnes é um dos bailado mais adorados e com uma curiosidade: por ter tido uma primeira estreia totalmente fracassada, reformularam as coreografias e estrearam novamente com sucesso.
O Lago dos Cisnes é um ballet com quatro atos com libreto de V.P. Begitchev e Vasily Geltzer. Foi coreografado por J. Reisinger na sua primeira produção e por Marius Petipa (1& ordm; e 3º atos) e Lev Ivanov(2º e 4º atos) na segunda produção. Com musica de Pyotr Tchaikovsky.
Estreou mundialmente na primeira produção em 04 de março de 1877, no Teatro Bolshoi, em Moscou, com Pelageya Karpakova (ou Polina Karpakova) como Odete/Odile e Victor Gillert como Siegfried e a estreia da segunda produção foi em 27 de janeiro de 1895 no Teatro Maryinski, em São Petersburgo, com Pierina Legnani interpretando Odete/Odile e Paul Gerdt, como Siegfried.
O primeiro ato passa-se na corte do Principe Siegfried onde se realizará uma grande festa para comemorar o seu aniversario. Devido a maioridade do filho, a rainha-mãe decide que sera a noite que Siegfried escolhera uma noiva, dentre as convidadas, em meio ao grande baile. O segundo ato passa-se durante as festividades do seu aniversario em que o príncipe Siegfried, acompanhado da sua corte, resolve fazer uma caçada. Quando avistam um lago com diversos cisnes, Siegfried prepara-se para atirar, entretanto, os cisnes tornam-se jovens princesas. Odete, a Rainha dos Cisnes, conta-lhe a sua historia em que o feiticeiro Rothbart amaldiçoou-as com um feitiço que durante o dia, elas eram cisnes e passada a meia-noite, transformam-se em humanas e a maldição irá ser quebrada quando Odete encontrar um jovem de coração puro e que a ame e seja fiel. Siegfried fica encantado por Odete e apaixona-se jurando seu amor eterno, convida-a para o baile no dia seguinte, no qual escolhendo-a para futura esposa, quebraria a maldição. Odete fica feliz mas diz para Siegfried tomar cuidado com as armadilhas de Rothbart. Durante o terceiro ato, temos finalmente o grande baile. A rainha-mãe apresenta ao príncipe Siegfried as suas seis princesas preferidas mas o príncipe não esta interessado em nenhuma delas por que esta apaixonado por Odete. Um cavalheiro chega ao baile acompanhado da sua jovem filha e são anunciados. Sem que ninguem perceba, este cavalheiro é o feiticeiro Rothbart disfarçado e a jovem que o acompanha é Odile, a sua filha, que por um feitiço do pai tem a aparência de Odete. O príncipe esta feliz por ver sua amada e não percebe que não poderia ser ela visto que ainda não é meia-noite e que aquela não poderia ser Odete. Ele dança com Odile e faz a sua escolha entre juras de amor à ela. Mais tarde, Siegfried percebe que foi enganado e vai desesperado para o lago. No ultimo ato, vemos Odete que se sente traida e não entende como o principe deixou-se enganar por Rothbart mesmo depois de ter sido advertido por ela. O feiticeiro vem para encontrar-se com o Principe Siegfried e luta para tentar mata-lo. Por fim, Odete e o seu amado príncipe mergulham no lago para provar o amor verdadeiro de Siegfried por Odete.


Veja mais em: Artes

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online