PUBLICIDADE

Página Principal : Artes


Manoel Santiago



Manoel Colafante Caledônio de Assumpção Santiago (nasceu em Manaus / Amazonas, 25 de março de 1897 ? faleceu no Rio de Janeiro, 29 de outubro 1987), pintor, desenhista e professor brasileiro. Marido da pintora Haydéa Santiago e pai de pintor Assunção Santiago. Começou seus estudos de desenho e pintura, em 1903, quando mudou com a família para Belém do Pará. Aos 22 anos foi para o Rio de Janeiro.
Cursou faculdade de Direito ao mesmo tempo em que estudou na Escola Nacional de Belas Artes, onde foi aluno de Baptista da Costa e Rodolfo Chambelland e teve aulas particulares com Eliseu Visconti.
De 1927 a 1932 morou em Paris como gozo da bolsa do Prêmio Viagem ao Exterior,do Salão Nacional de Belas Artes. De volta ao brasil (1932) foi professor do Instituto de Belas Artes do Rio de Janeiro; integrou o Núcleo Bernadelli,juntamente com Milton da Costa,Sylvio Pinto,Pancetti,e outros expoentes das Belas Artes no Brasil, onde tambem lecionou aulas de Pintura e Desenho. Produziu os murais para o prédio da Alfândega no Rio de Janeiro e para o extinto Instituto do Açúcar e Álcool,na mesma cidade.
Participou de inúmeras exposições e mostras como o Salão dos Artistas Franceses, Salão de Outono, criou e expôs o Salão Primavera, Salão Colonial dos Artistas Franceses, Salão de Inverno, Bienais paulistas, cariocas e estrangeiras, Salão Panamericano, entre outros ? em cada uma dessas recebeu prêmios ou menções honrosas.
Com influência impressionista ficou conhecido por suas pinturas paisagistas,pinturas sobre o folclore da Amazõnia,as lendas indigenas e da Grande Floresta. O antigo Museu de Manaus,no Estado do Amazonas,para homenageá-lo chama-se Museu Manoel Santiago.Ricardo Barradas,como amigo e grande admirador do pintor,frequentou seu atelier no Parque Guile - Rio de Janeiro,e em uma de suas crônicas,sobre o Mercado de Arte Brasileiro,diz:
"Existem uma serie de inverdades,sobre a vida e as obras,deste Grande Artista Manoel Santiago.O pintor tinha uma grande força na sua produção pictórica.Parece que o menino tinha herdado,todo o vigor da Grande Selva (Amazônia).Santiago pintou até o ultimo dia de sua vida,como se o ar e a arte fossem substâncias únicas de sobrevivencia."
O artista não possui PROJETO OFICIAL, e ninguém que represente oficialmente sua obra no Brasil,nem no Exterior.



Veja mais em: Artes

Artigos Relacionados


- Modesto Brocos,e A Gravura No Brasil.
- Aurélia De Souza
- Lasar Segall
- Cinema - Se é A 7ª Arte, Quais São As Outras 6?
- Arte Moderna/fauvismo/matisse
- écrits Et Propos Sur L´art
- Paul Cézanne

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online