PUBLICIDADE

Página Principal : Artes


SYLVIO PINTO




SYLVIO PINTO da silva (1918 - 1997)
Famoso Pintor,Cenarista,e Professor de Artes Plásicas Brasileiro.
Recebeu seus primeiros estudos de pintura com seu pai, o pintor Bernardo Pinto da Silva
(vulgo Pinto das Tintas, que dividia ateliê com o pintor Garcia Bento), e no Liceu de Artes e Oficios do Rio de Janeiro.
Conheceu e se aproximou de Pancetti,Armando Vianna,Manoel Santiago
, Bustamante Sá,Milton DaCosta, Malagoli, Kaminagay, Takaoka, entre outros. Esta convivência foi fundamental para a sua formação como pintor. Participou do movimento artístico denominado Núcleo Bernardelli no Rio de Janeiro, no início de 1930, núcleo esse que incentivou o movimento modernista na então Capital da República.Em 1939 Pinto fez cenários para peças teatrais e alegorias de Carnaval para Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Em 1940 fundou o dirigiu no Jacarézinho, uma pequena escola de arte, gratuita, para crianças pobres. Em 1953-54, viajou a Lisboa, seguindo depois para Madrid e Sevilha, logo alcançando Paris, onde fixou residência por todo o tempo do prêmio de viagem, obtido no Salão Nacional de Belas Artes.Em 1977 viajou aos Estados Unidos da América e realiza importante exposição internacional com suas obras. Em 1981 montou um atelier em Ellenville, onde permaneceu por alguns anos.Em 1985, entre o Rio de Janeiro e Ellenville, lança seu livro "Vida e Obra em depoimentos", escrito por seu grande amigo, o crítico e pintor brasileiro, Campofiorito.Em 1988, recebeu a medalha Pedro Ernesto. A Câmara Municipal do Rio de Janeiro, por projeto da vereadora Neuza Amaral, aprovou por unanimidade dos vereadores, a concessão da laurea.Em 1989, foi agraciado com a medalha de Honra ao Mérito na Assembleia do RJ, pelas mãos do deputado Cláudio Moacyr.Em 1991, em Portugal na localidade de Constãncia recebeu a medalha de Honra ao Mérito da Cultura de Portugal com a presença do então minitro Cavaco Silva.Em 1993, foi agraciado com a medalha de Honra ao Mérito da Cultura de Brasília da vice-governadora Marcia Kubitschek.Obteve o prêmio de viagem ao exterior, indo estudar na França, onde realizou inúmeros trabalhos em Paris,Sévres, e noutras cidades européias. Recebeu essa importante premiação no Salão Nacional de Belas Artes de 1952. Participou da primeira Bienal de Arte em São Paulo, em 1951, e foi premiado em inúmeros salões e coletivas importantes a partir dos anos 50.Expôs individualmente no Brasil e no exterior. Em 1985, integrou a mostra "100 Obras Itaú", no MASP. Em 1993, o Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro inaugurou uma retrospectiva de sua obra.As obras de Sylvio Pinto (ou S.PINTO, como assinava), em sua grande maioria, procuraram retratar a alma fluminense, suas marinhas, suas festas populares e o "modo de ser" do povo carioca.Nos últimos anos de sua vida, Sílvio Pinto morou no bairro carioca do Leme,Ricardo Barradas,o renomado marchand carioca,Ubriracy e Ubirajara Pinto (filhos do artista), e muitos outros marchands,escritores e artistas reuniam-se no fim de tarde, em torno do artista e, na prática boêmia, comum entre os intelectuais cariocas, relembravam fatos e casos pitorescos das artes plásticas do Rio de Janeiro.
Hoje existe o Projeto Sylvio Pinto,no Rio de Janeiro - Brasil,com as curadorias de Ricardo Barradas e Ubirajara Pinto.Orgão oficial que responde sobre a obra do artista.O projeto atualmente,se encontra em fase de reformulação institucional,mas responde por qualquer dúvida,direitos autorais,de imagens,informações,publicações e catalogações.


Veja mais em: Artes

Artigos Relacionados


- Modesto Brocos,e A Gravura No Brasil.
- Tarsila Do Amaral
- Http://pt.wikipedia.org/wiki /usuario:avaliadordearte
- Sérgio Buarque De Holanda
- Aurélia De Souza
- Analfabeto E Analfabetismo
- Lasar Segall

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online