PUBLICIDADE

Página Principal : Artes


Origens da Pintura no Vidro



Alguns autores, como por exemplo Christel Deschamp, identificam a Idade Média como o período em que surgiram os vitrais na Europa, ao passo que outros autores apontam para origens mais remotas, principalmente com raízes na região do Oriente.

De acordo com Deschamp (1994) a prova de que o Vitral terá aparecido na Europa na Idade Média é o facto de poder ser encontrado nos belos vitrais com que foram embelezadas muitas igrejas, nos séculos XII e XIII. Assim, para alguns autores inicialmente a arte do vitral  teria surgido associada ao contexto e aos motivos/conteúdos religiosos.

No século XIX, a arte do vitral voltou a ser impulsionada tomando uma nova dimensão devido à utilização de outros motivos e à sua aplicação a objectos utilitários, como por exemplo biombos, candeeiros, caixas, garrafas, etc.

A marca da Pintura no Vitral com motivos religiosos também foi deixada no nosso país. Basta visitar algumas das mais antigas igrejas, conventos e mosteiros para a encontrar.

Mais recentemente, os Vitrais feitos a chumbo começaram a estar na moda. As técnicas mais recentes derivadas do Vitral, englobadas nas Artes Decorativas, são conhecidas por "Falso Vitral" ou "Pintura no Vidro".

Enquanto que o verdadeiro Vitral é feito recorrendo a uma técnica que envolve o corte do vidro, o falso vitral não o faz. No falso vitral o motivo é pintado num suporte único, que pode variar nas suas dimensões mas é sempre uma só peça. Um Vitral poderia ser descrito como um puzzle de pequenas peças de vidro que foram juntas para formar um motivo. No falso vitral pode ser utilizado o chumbo para contornar os desenhos ou não. É uma questão de escolha, técnica e criatividade do artista.


Veja mais em: Artes

Artigos Relacionados


- Arte Gótica
- Http://www.dricaqueiroz.com. Br
- Pintura Surrealista Estimula A Criatividade E Percepção
- Arte E História
- Idade Média: Séculos X ? Xv
- O Presépio
- Características Do Classicismo

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online