PUBLICIDADE

Página Principal : Artes


Literatura e Humanismo




Literatura e Humanismo


Chamamos de literatura a forma de se expressar por escrito todo o processo histórico social do momento, com efeitos especiais. Os escritores buscam com emoção, transmitir no texto sua visão da realidade. A forma de escrever não possui regra fixas, o autor manipula as palavras de modo a explorar a intelectualidade dos leitores, que podem dar diferentes interpretações, dependendo de sua formação cultural. Os gêneros são variados: lírico, dramático, épico, narrativo, como por exemplo, romance, novela, conto e etc.


De 1418 a 1527, cultivaram-se a historiografia, a prosa doutrinária, o teatro, a poesia e as novelas de cavalaria. O humanismo foi um movimento ideológico de transição que modificou o pensamento medieval, preparando-o para a vinda do renascimento.


O barroco se iniciou em Portugal em 1580, quando Camões morreu e o país perdeu sua autonomia, passando a estar sob o domínio espanhol. O período teve 2 vertentes literárias: Renascimento e Idade Média. O barroco foi a síntese da tentativa de unir o homem renascentista com a tradição religiosa medieval. O homem barroco trazia a dualidade resultante da fusão destes contrastes.


O arcadismo surgiu em 1756, com a Fundação Arcádia Lusitana, foi um período de oposição ao barroco, deixando de lado a excentricidade verbal para voltar-se a valorização do clássico racional.




Veja mais em: Artes

Artigos Relacionados


- O Barroco
- Renascimento Cultural
- CaracterÍsticas Do Barroco
- Www.suapesquisa.com/barroco
- O Humanismo Na Literatura Portuguesa
- Humanismo
- O Renascimento

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online