PUBLICIDADE

Página Principal : Artes


As marionetas de fios




Entre as muitas variedades de fantoches, as marionetas de fios são as mais versáteis e originam, elas próprias o maior número de variações na construção de espectáculos.


A sua representação pode ser única em graça, mas não pode ter acção espontanea, porque alguns movimentos mais rápidos e enérgicos são passíveis de originar o emaranhamento dos fios.


As marionetas de fios são bonecos articulados e controlados por fios de número variável, de comando mais complicado, chamado cruz, estrela ou aeroplano. A sua manipulação pode atingir uma extrema perfeição técnica.  Desde a antiguidade que existem referências a este género de marionetas, cuja origem parece ser a estatuária animada.

Em regra, a marioneta não parece natural se tiver proporções humanas: assim, a cabeça, as mãos e os pés sãoconstruídos em dimensões levemente mais largas que as humanas e as pernas deverão ser mais curtas.

O tamanho adequado para as mãos é, normalmente, o comprimento que vai do queixo até meio da testa, devendo os pés ser um bocadinho mais compridos. Claro que isto não é uma regra rígida, pois qualquer parte da marioneta pode ser exagerada, mas deve haver sempre uma razão teatral para as proporções escolhidas e é justamente a excepção à regra e as variações que se tornam importantes.

Assim, durante a construção as marionetas deverão ser inspeccionadas à distância e, se possível, debaixo da luz de projectores porque isso ajuda a ter a dimensão dos exageros que é necessário fazer.





Veja mais em: Artes

Artigos Relacionados


- As Mil E Umas Funções Dos Fantoches
- Simpatia MÁgica P/dor De CabeÇa
- O Cenário No Teatro De Fantoches
- Simpatia Para Aumentar Amizades
- Reconvenção
- Aprendizagem De Sinais
- Caboclinho (folclore Brasileiro 7)

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online