PUBLICIDADE

Página Principal : Artes


Os fantoches na vida boémia




No mundo nocturno dos bares, da boémia das grandes cidades, os bonecos têm vindo a ocupar o seu espaço através dos tempos.

Paris, que em todas as épocas tem sido palco das mais diversas actividades culturais, teve em 1894, em Montmartre um conhecido bar "Le Chat Noir", no qual foi montado um espectáculo musical com sombras chinesas que se intitulava "O Reino das Sombras". O seu animador, Père Romeu, actuou com o mesmo espectáculo em Nova Iorque e Chicago.

Depois, associado a outro animador, Fue Utrillo, levou o seu espectáculo de bonecos - construído com base em contos populares e sobforma de silhuetas recortadas e articuladas em cartão que com a projecção de luzes desenhavam sombras - para a cervejaria "Els IV Gats" em Barcelona.

"Els IV Gats" começou então a desempenhar um papel extremamente importante na cultura, junto dos frequentadores da noite. Em Dezembro de 1897 começava uma nova fase da vida nocturna, onde com sucessivas actuações se foram desenvolvendo cada vez mais aperfeiçoadas as sombras artisticas, ao mesmo tempo que eram divulgados poemas, contos e músicas de grandes autores.

A seguir aos espectáculos de sombras chegaram ao bar "Els IV Gats" os fantoches.  Estes atrairam então um grande número de pessoas que não eram habituais neste género de locais, até mesmo pais trazendo filhos pequenos.

E, assim, as grandes personagens da história do Teatro de Bonecos foram aparecendo, desde a "Commedia d'ell Arte" a improvisos encenados propositadamente para aquele bar.

Os fantoches eram animados por uma familia chamada Pi, que assim ganhava a vida e que atingiu grande fama com as peripécias que imaginavam para os seus bonecos "Togo" e Cristofo". As críticas dos jornais  da época eram cada vez mais eloquentes e na última semana de Novembro de 1896, um critico afirmou num jornal"Não tenho vergonha de dizer que poucos artistas dramáticos de carne e osso me fazem sentir tanto como aqueles bonecos de madeira sem pernas nem pés que fazem as comédias no "El IV Gats".

O reportório dos Pi era extensissimo e no seu Palácio de Ilusão o triunfo crescia dia a dia, a tal ponto que "Els IV Gats" passou a ser procurado pelos intelectuais e grandes artistas catalães.  Picasso foi um assíduo frequentador destes espectáculos.

Todo este trabalho era feito com amor à arte, descobrindo nela em cada dia novos encantos, estudando novas formas para os espectáculos se tornarem mais atraentes.

Este foi um dos muitos exemplos, pois antes deste muitos outros cafés e bares tiveram os seus grandes êxitos.  Depois deste, outros se têm seguido, porque os fantoches figuram, desde sempre entre os grandes animadores de todas as camadas sociais e etárias.




Veja mais em: Artes

Artigos Relacionados



 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online