PUBLICIDADE

Página Principal : Artes


A vida de um grande escritor descrita na graça das comédias infantis




Mauricio de Sousa, escritor, e cartunista brasileiro.Escreveu e escreve dezenas de Gibis infato-juvenil, com a graça e peculariedade de cada personagem, grande parte deles embasados em fatos e pessoas de sua vida particular. Por isso sempre afirma que sua vida é um livro aberto.

Filho de poeta e barbeiro e poetisa. Mauricio de Sousa começou a desenhar cartazes e ilustrações para rádios e jornais de Mogi das Cruzes, onde viveu. Atualmente mora em São Paulo. Começou a desenhar histórias em quadrinhos em 1959, sendo seu primeiro personagem o Bidu, baseado num animal de estimação que tinha o atual esposa de sua filha Mônica outra famosa personagem, o tão conhecido Cebolinha, devido os cablelos espetados que tinha quando criança.

Franjinha, baseou-se num colega de sua filha, que é um gênio criativo e inventivo, e costumava usar cabelo com franjas, daí esse personagem.

A cor azul do Bidu foi para destacar em relação aos demais, pois seria muito comum pintálo de marrom, segundo sua próprias palavras.

Criou o Horácio, o dinossauro, pois sempre gostou desses gigantescos répteis.

Pai de dez filhos, além de criar personagens baseados em seus amigos de infância, Mauricio sempre criou personagens baseados em seus filhos, tais como, Mônica, Magali, Marina, Maria Cebolinha, Nimbus e Do Contra, esse último é um dos filhos do Maurício que é contra a tudo que o pai fala.

Em homenagem aos japoneses criou o Tikara, como presente ao imperador Akihito.

Hoje alguns de seus filhos alem de personagems trabalha com o pai.

Mônica: Responsável pela divisão comercial de alimentos e produtos licenciados.

Magali: Colabora como roteirista. - Comia bastante quando jovem, hoje mais moderada.

Marina: Ajuda na criação de novas histórias.

Mauricio criou vários universos de personagens. Assim como a turma da Mônica, também é possível classificar esses universos como "turmas" de alguma personagem.

Turma da Mônica - a turma original de crianças;

Turma do Chico Bento - uma turma de crianças vivendo num meio rural, típico de cidades pequenas no interior do Brasil;

Turma do Bidu - personagens são animais de estimação (cachorros, gatos, etc.), com uso pesado de meta-linguagem (Bidu constantemente se envolve em dialogos com o 'Desenhista' da história);

Turma da Tina - adolescentes, envolvidos com faculdade, paqueras, etc.;

Turma do Penadinho - Aventuras cômicas com personagens típicos de histórias de terror (como um fantasma, um vampiro, um lobisomem, uma múmia e a própria Morte), no cemitério onde moram.

Horácio (1963)- um pequeno dinossauro órfão, de grande coração. Diz-se que, através de Horácio, Mauricio expressa sua moral e ética.

Turma do Piteco - personagens adultas (mas histórias ainda infantis) numa pré-história estilizada (com homens caçando dinossauros para se alimentar, por exemplo);

Astronauta (1975)- um aventureiro espacial solitário que utiliza uma nave redonda. Note que é um astronauta brasileiro, de um fictício órgão chamado Brasa.

Turma da Mata - grupo de animais selvagens (africanos e brasileiros) antropomorfizados, vivendo num reino de um Leão.

Papa-Capim (1975)- um índio brasileiro ainda criança (curumim), vivendo numa taba provavelmente na Amazônia.

Nico Demo (1966) - um garoto sarcástico e malvado, o contrário dos outros personagens.

Turma do Pelezinho - uma outra turma de crianças com histórias sempre envolvendo o tema do Futebol com o personagem principal sendo o próprio Pelé, Edson Arantes do Nascimento. A revista circulou na década de 1970, assim como as tiras que saíam diariamente na Folha;

Ronaldinho Gaúcho, inspirado no também jogador de futebol Ronaldo de Assis Moreira. A revista foi lançada pelo cartunista em 28 de Dezembro de 2005, em Porto Alegre, em evento que contou com a presença do craque gaúcho. O personagem tem as cores da bandeira brasileira: amarelo (camisa), verde (calção), branco (meias) e azul (chuteira), como também, a exemplo do jogador na vida real, usa um pingente com a letra R.




Veja mais em: Artes

Artigos Relacionados



 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online