PUBLICIDADE

Página Principal : Artes


O RENASCIMENTO



Este termo tem sua origem na vontade de muitos artistas e intelectuais do século XV e XVI que sentia a vontade de retomar  a cultura greco-romana, naufragada na Idade Média. a chamada Idade das Trevas, barbarismo cultural.

Não foi meramente uma imitação. O renascentismo foi um acontecimento típicamente urbano. Houve qualidade e quantidade. O desenvolvimento da imprensa foi um fator preponderante para divulgar os ideais humanista do renascimento graças a Gutemberg criador de um processo que impulcionou a imprensão mais rápida e de grande escala.

Os mecenas era homens ricos, patrocinavam o trabalho dos artistas e intelectuais, encontramos entre estes mecenas os banqueiros, monarcas e papas.

Os humanistas eram pessoas que se dedicavam e orientavam  o estudo dos textos classicos em latim e grego.

As arte se desenvolveram enormemente no renascimento, inspirados na antiguidade, os pintores passaram a adotar a técnica da perspectiva, visando alcança equilíbrio e elegância exaltando o corpo humano. Passaram a investigar para aperfeiçoar buscando ser mais racionais.

Grandes nomes do renascimento foram:

Leonardo da Vinci 1473-1519 :  desenhou a máquina a vapor, a anatomia do corpo humano, o mapa da américa localizando esta. Entre outros engenhos muto significativos para a época.

Nicolau copénico 1473- 1543: combateu a teoria geocêntrica mostrando que o Sol era o centro do sistema planetário.

GIORDANO BRUNO 1548-1600: defendia que o universo era infinito sem centro algum.

PARACELSO 1493/1541:  revelou os fundamentos da medicina farmaceutica físico-química
nos processos vitais.

MIGUEL SERVET 1511 - 1553: dissecou cadáveres, descobriu os processos da circulação sanguínia desobedecendo a proibição, foi queimado na fogueira em Genebra.

GALILEU GALILEI 1564 -1662: desenvolveu o telescópio confirmou a teoria de Copérnico, foi acusado de praticar heresias para se livrar negou tudo e se salvou da pena de morte.

É considerado o PAI DA FÍSICA.



Veja mais em: Artes

Artigos Relacionados


- Renascimento Cultural
- Sinais Da História-8ºano
- Classicismo
- O Renascimento. Segunda Parte.
- O Renascimento
- Idade Média: Séculos X ? Xv
- Giordano Bruno

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online