PUBLICIDADE

Página Principal : Artes


Guia de História da Arte. Guia de História da Arte Contemporânea




ARTE CONCEPTUAL

A partir de 1965, na América e na Europa, impõem-se uma concepção da obra artística que não tem precedentes na história da estética ? a não ser, parcialmente, em algumas ideias muito ocasionais da vanguarda histórica. À primeira vista, parece tratar-se de uma atitude de cariz radicalmente idealista, para a qual o que verdadeiramente importa na obra não é tanto a sua aparência objectual, a sua execução concreta ou o dado material da sua presença, mas a ideia que está por detrás dela, que a precede e lhe dá forma.

Como demonstram as operações de On KAWARA, Joseph KOSUTH e outros, na arte conceptual a teoria ocupa o lugar da prática concreta, e o trabalho acaba por coincidir com a ?reflexão sobre o trabalho?. A poética substitui definitivamente a poesia; o artista é aquele que deixa de produzir objectos e que se limita a analisar a linguagem nos seus aspectos funcionais e científicos.

Para lá do rigor quase maníaco que caracteriza os artistas acima citados, em cuja obra é muito difícil descobrir operações que não sejam meramente teóricas e construídas com uma matéria verbal, há que assinalar, por um lado, a utilização massiva da fotografia por alguns ?conceptuais?, que a adoptam como meio linguístico ?frio? por oposição à pintura, enquanto, por outro lado, há que atentar na vasta auréola de conceptualismo moderado (a) que em breve se cria em redor do movimento.

POESIA VISUAL

Difundida nos anos 60 e 70, a poesia visual deriva das palavras em liberdade futuristas, mas tinge-se de novos valores conceptuais. Ao contrário da poesia concreta, que cria composições apenas com palavras, de acordo com critérios estéticos e psicológicos, a poesia visual joga com o encontro e a interpenetração de palavras e imagens. As palavras não se limitam a ilustrar as imagens, chegam mesmo a contradizê-las, para demonstrarem a sua ambiguidade, a sua falsidade ou a sua inconsistência. As obras são, na maior parte dos casos, colagens obtidas com recortes de cartazes publicitários, fotonovelas e textos da literatura popular.



Veja mais em: Artes

Artigos Relacionados


- Poesia Concreta
- Parangolivro: Uma Sobra Do Modernismo:
- Imagem E Texto
- Linguística E Poética (parte 1)
- O Homem E A Poesia
- Que é A Literatura?
- Os Nossos Parnasianos

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online