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Guia de História da Arte. Guia de História da Arte Contemporânea
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MINIMALISMO Numa ânsia de simplicidade radical, o minimalismo ? apresentado em NY em 1966, aquando da exposição ?Primary Structures? ? pretende servir-se de formas e cores primárias (estruturas primárias ou formas a, b, c). A ideia provém de De Stijl, mas os minimalistas Donald JUDD, Carl ANDRÉ, Sol LeWITT e Richard SMITH desenvolvem-na, dando às suas obras, de uma cor uniforme, dimensões gigantescas. São criações, dificilmente classificáveis, com o aspecto de esculturas coloridas e dimensões de obras arquitectónicas, que o público pode atravessar ou contornar, como se fossem edifícios. As grandes esculturas são caracterizadas por uma sobriedade que inibe a emoção, impõem-se à atenção do espectador, chegam mesmo a provocar nele uma reacção física, mas o seu rigor asséptico não provoca qualquer reacção emotiva. O minimalismo é uma ARTE ESTRUTURAL, não é Escultura, existe a modularidade, a série. Segundo o livro de Donald Jud sobre o minimalismo, esta refere-se ao termo OBJECTOS ESPECÍFICOS ou ARTE TRIDIMENSIONAL, visto os minimalistas não usarem os termos pintura ou escultura. ?A escultura perdeu o pedestal; a pintura perdeu a moldura?.
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