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De A. Warburg a E. H. Gombrich: notas sobre um problema de método
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Tópicos do texto: Textos de A. Warburg e conferências de F. Saxl lançados à mesma época que livro de Gombrich revelam vontade de atualização cultural. Método Warburguiano: utilização dos testemunhos figurativos como fontes históricas. Encontro de Saxl com Warburg. Vínculo entra a vida e a obra do estudioso (Warburg) - Viagem entre os índios puebles do Novo México; - Estudo da astrologia e da magia nos séculos XV e XVI ? loucura; - a influência dos antigos como uma obstinação;
Ao perceber a influência da Antigüidade Clássica no Renascimento, Warburg muda sua visão sobre a Antigüidade. Investigação sobre essa influência a partir de ?documentos de pouca importância?: cartas de mercadores, aventuras amorosas, testamentos, tapeçarias, quadros famosos e obscuros.
História da imagem do ponto de vista da teoria da cultura.
Relação variável entre linguagem falada e expressão figurativa, a meta é afirmar a função da criação das imagens na vida da civilização. Os outros temas eram derivações.
II. Obra de Warburg Fragmentária e incompleta Núcleo de problemas muito preciso
Wind: tentativa de sistematização dos conceitos e teorias de Warburg
Saxl: resultados concretos atingidos por Warburg Inspiradores de Warburg: Burckhard ? interpretação do Renascimento / Historiografia Individualizada Nietzsche ? aspectos Dionisíacos da Antiguidade Usener ? história das religiões ? Oriente X Ocidente Pathosformeln ? formulação de Warburg. ?Fórmulas do patético? ? influência da mímica e do movimento para expressar emoções humanas.
III. Textos de Warburg ? ?método warburguiano? Dificuldade em formular pontos comuns.
Warburg ? Dionísio / Saxl ? Apolo.
Relação entre Verdade e Tempo.
IV. Warburg relaciona história da arte à teoria da cultura. Analisa as obras de arte por meio de testemunhos históricos e pela própria obra.
Estética ? Relações Culturais ? Iconografia
Saxl e a análise iconográfica como método historiográfico ? Falhas. Documentação auxiliar com papel central e iconografias como secundárias.
Iconografia ? História: ocorre uma falha quando o dado iconográfico fica em segundo plano em relação às questões de estilo.
V. Panofsky ? analisa o nexo da interpretação iconográfica, chegando a indicar que é impossível uma descrição ?puramente formal?.
Justificação teórica das próprias pesquisas iconográficas.
Camadas: Pré-iconográfica (sensibilidade); Iconográfica (conhecimento); Iconológica (essência); (Panofsky)
Necessidade de associar abordagem iconográfica e estilística.
VI. Solução da dificuldade de se utilizarem testemunhos figurativos como fontes históricas.
Posições de Gombrich; Fuga das generalizações; Desconfiança a respeito da utilização dos testemunhos figurativos como fontes históricas.
VII. Circularidade na interpretação iconográfica.
VIII. Gombrich ? propõe considerações sobre estilo como antídoto para os problemas das pesquisas iconográficas
Esquema Mudanças de concepções ? Vínculos e dependências ou contraposições que ligam as obras de arte.
IX. Gombrich ? Interdisciplinaridade
Conceito de ?função? nas formas de representação.
Necessidade de se estudar o contexto social Sociologia, antropologia.
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