PUBLICIDADE

Página Principal : Artes


Pré-Modernismo



?Pré-Modernismo 1902/1920?

na chamada ? Republica Velha? 1830/1930, as oligarquias rurais de São Paulo e Minas Gerais, num esquema conhecido como a ?Política do Café com Leite? dominavam o cenário político e a economia do país.

Mas essas oligarquias andavam em descompasso com as transformações passadas pelo Brasil naquela época. Essas transformações eram resultados do processo de urbanização bastante acentuado, da vinda de imigrantes para o país e da marginalização dos antigos escravos.

Durante as duas primeiras décadas desse século ocorreram revoltas e agitações sociais: A Revolta da Vacina em 1904; a Revolta da Chibata em 1910 e os primeiros grandes movimentos grevistas em São Paulo em 1917.

Diante desse quadro de graves desequilíbrios sociais os escritores passaram a expor uma visão critica dos problemas brasileiros, mas não ficou definido um movimento literário especifico.

Os autores de destaque desse período são: Euclides da Cunha, Graça Aranha, Lima Barreto, Monteiro Lobato, Raul de Leoni, Augusto dos Anjos, Coelho Neto, Afrânio Peixoto, João Simões Lopes Neto, Alcides Maia, Afonso Arinos, Valdomiro Silveira, Hugo Carvalho Ramos, Alberto Torres, Oliveira Viana, Farias Brito, Carlos de Laet, Jackson de Figueiredo, Nestor Vitor.



Veja mais em: Artes

Artigos Relacionados


- Painel Dos Movimentos Históricos No Brasil
- Revolução De 30
- Modernismo
- Brasil, 509 Anos ? A Proclamação Da República
- Www.catolicismo.com.br
- Oswaldo Cruz
- Os Pricipais Movimentos Internos E A Emigração No Brasil

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online