PUBLICIDADE

Página Principal : Artes


Joias para Inimá de Paula



 JOIAS PARA INIMÁ DE PAULA

Por: Morgan da Motta*

    Considerado um dos mais autênticos e significativos intérpretes da sensibilidade tropical, pela sua índole lírica, além de elaborar uma pintura altamente elaborada e estruturada, o trabalho do artista mineiro Inimá de Paula resultou num trabalho de coleção coletiva.

    As criações de designers são assinadas pela Trés Jolie Joias, a convite do Grupo Reja­ne Borja e Entourage e com edição final com assinatura  de Lorena Gomes.

    Foi através de toda riqueza de cores e detalhes que Lorena Gomes - premiada no concurso Anglogold Ashanti Auditions, na categoria arte­sanal - criou esta nova cole­ção da Trés Jolie, o Tributo a Inimá de Paula. Com peças numeradas e tiragem limitada, com reprodução no máximo de três unies, os trabalhos são verdadeiros objetos de colecionadores. Após estudar a fundo as obras de Inimá de Paula, conhecer sua história e passar vários dias imersa no museu que leva seu nome, ela extraiu peças exclusivas e que refletem com fidelidades os traços do artista. As peças são esculpidas em ouro branco e amarelo, com pedras preciosas, pedras brasileiras, pérolas e acabamentos especiais. Por outro lado, visando antes de tudo retratar a diversidade da obra de Inimá, a Très Jolie utilizou gemas com lapidações diferenciadas e novos tipos de acabamentos e textura. O resultado final é a produção de joias com riqueza de detalhes como as propostas do artista. 

    As principais pedras usadas foram lápis-lazúli, ágata azul, citrino, coral vermelho, granada, peridoto, esmeralda, turmalina verde, cristal negro, quartzo fumê, ônix e pé­rola rosa. Além disso, a coleção foi inspirada nas seguintes temáticas: "Natureza Morta", "Abstrato", "Paisagens Urbanas", "Paisagem Rural" e "Auto Retrato". Sobre o evento, sob o título "Tributo a Inimá ? A Joia como  ?Objeto de Arte", escrevemos o seguinte texto: "conhecido pelo uso criativo de cores e formas, o artista mineiro Inimá de Paula foi uma das figuras centrais do modernismo brasileiro". 

    "Agora, o Grupo Rejane Borja Entourage, influenciado pelas propostas do artista, através de um conjunto de joias, cria novas imagens e novos suportes". "Há quem não separe o homem (leia-se o artista) da obra de arte. Assim é o enunciado de vários tratados. No entanto, se esta é uma regra, exceções podem ocorrer". 

    "Enfim, a fusão entre homem, obra e vida é válida ou plausível, se prefere". No momento em que o I Museu Inimá de Paula completa o primeiro aniversário de sua fundação, a transposição das telas em objetos de arte resulta num conjunto de alto nível à altura do mestre".  "Na verdade, a ausência do suporte valoriza as imagens e o poder de síntese das 2 designers produz novos ângulos, ou seja; dos movimentos desconexos às modulações rítmicas similares ao compasso de nossos batimentos".

* Morgan da Motta é jornalista e crítico de artes.

Fonte: Joias para Inimá de Paula. ? Cultura?, Jornal ?Hoje em Dia?, Belo Horizonte, 04 de maio de 2009, pág.1. ([email protected])




Veja mais em: Artes

Artigos Relacionados


- O Tesouro De Creso
- Tarsila Do Amaral
- Costumes Egípcios (curiosidades)
- Abstracionismo
- O Que é Literatura
- Http://clientes.insite.com.b R/maguetas/impressionismo.ph P
- As Pedras Preciosas - (homem, Mito E Magia)

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online