PUBLICIDADE

Página Principal : Artes


Idade Média: Invenção de Um Conceito



Foi o pedagogo alemão Christoph Keller, em latim Cellarius _ 1638/1707; que consagrou a divisão política da história ocidental em Antiga, Medieval e Moderna e divulgou a idéia de que o período medieval nada produziu de importante.

Keller ou Cellarius escreveu três manuais: um de História Antiga _ 1685; um de História da Idade Média _ 1688; e um de História Nova _ 1696.

A Idade Média, segundo Keller, estende-se da época do Imperador Constantino _ 324; até a tomada de Constantinopla pelos turcos _ 1453. Se, em vez da primeira data, adotarmos a tomada de Roma pelo chefe germânico Odoacro, em 476, teremos a periodização adotada nas escolas.

Keller fixou a idéia de que o período intermediário entre a Antiguidade e a Época Moderna foi um período não só estéril, mas de retrocesso: ?A idade das Trevas.?

Foi a partir dos renascentistas que o período medieval passou a se pejorativamente rotulado como ?A idade das Trevas? ? Época de Barbarismo Cultural.?

Esses julgamentos tendem a ser ultrapassados, pois a riqueza da cultura medieval salta aos olhos. Foi durante a Idade Media que ocorreram: _ O triunfo do Cristianismo como força unificadora da Europa;

_ O desenvolvimento das línguas e literaturas européias;

_ A criação das universidades, das catedrais, da arte gótica, da filosofia cristã; entre muitos outros eventos culturais.



Veja mais em: Artes

Artigos Relacionados


- Idade Média: Séculos X ? Xv
- A Europa Medieval _parte Iii
- A Filosofia Na Idade Média
- Humanismo
- Idade Média
- A Europa Medieval _ Parte I
- Império Bizantino

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online