PUBLICIDADE

Página Principal : Artes


Álvaro DE CAMPOS



  Álvaro de Campos é, dos heterónimos de Fernando Pessoa, o mais moderno. Trata-se biograficamente de um engenheiro naval (por Glasgow), cuja pertinência na obra literária de Pessoa tem a ver, segundo o próprio afirma em carta a Casais Monteiro, com os momentos em que sente ?um súbito impulso para escrever?. É como que uma febre que contagia Pessoa e o faz assumir-se como Álvaro de Campos. Em Páginas íntimas e de Auto-Interpretação, considera-o de resto amoral , pois ama ?as sensações fortes mais do que as fracas, e as sensações fortes são, pelo menos, todas elas egoístas e ocasionalmente as sensações de crueldade e luxúria?.

Poeta futurista, bem ao jeito de Whitman ou Marinetti, Campos deseja sentir como ninguém, porque sentir é tudo e o seu desejo é ?sentir tudo de todas as maneiras?.  O sensacionismo faz pois parte do seu conceito vivêncial e do seu método artístico. O eu do poeta tenta a todo o custo integrar e unificar tudo o que tem ou teve existência ou possibilidade de existir. Mas este desejo febril encerra um drama maior: a incapacidade de amar pelo amor do ?mundo da humanidade?. Campos é incapaz de unificar em si pensamento e sentimento, mundo exterior e mundo interior.

O heterónimo revela - tal como Pessoa - a mesma inadaptação à existência e a mesma demissão da personalidade íntegra. Mas simplifica, recorrendo à violência estética e à fraqueza, esses dramas insolúveis e obscuros que atormentam o seu criador.  

Em suma, não podemos esquecer quando falamos de Álvaro de Campos no seu carácter vanguardista e cosmopolita, espelhando-se este seu perfil particularmente nos poemas em que exalta, em tom futurista, a civilização moderna e os valores do progresso.

 




Veja mais em: Artes

Artigos Relacionados


- Fernando Pessoa (1888-1935 )
- Afinal, O Que é Amar?
- O Destino De Cada Um De NÓs
- Ensaio Sobre O Entendimento Humano
- "50 Minutos - Parte Iii"
- UniÃo Do Pensamento Com O Sentimento
- JuÍzo TeleolÓgico Ii

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online