PUBLICIDADE

Página Principal : Artes


Roque Santeiro




Roque Santeiro, novela produzida pela Rede Globo exibida entre 1985 e 1986, teve 209 capítulos. Foi escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva, a partir da peça de teatro O berço do herói, que foi censurada. É a obra-prima de Dias Gomes.

A trama acontecia em Asa Branca, cidade do interior do Brasil. O herói era um habilidoso e reconhecido modelador de santos que supostamente morreu na tentativa de defender a cidade do Bandido Navalhada. Depois do ?sumiço? de Roque, cada uma das figuras influentes da cidadezinha tiraram algum proveito da situação. Sinhozinho Malta, o coronel, forjou a história do casamento de Roque com Porcina, que desde então recebera o título de Viúva, mas o coronel mantém um namoro com ela. Zé das medalhas fabrica várias quinquilharias em torno do nome de Roque para a venda nos seus negócios. Também tem o prefeito e o Padre, que estão por trás de inúmeras falcatruas em Asa Branca. O fato é que Roque não está morto, e a certo ponto reaparece na trama, porém, escondendo sua identidade. Ele é a peça chave que guarda vários segredos das coisas misteriosas que acontecem em Asa Branca. Eis o porque do seu desaparecimento.

Em 1975 a novela foi proibida pela censura na noite de estréia. Já contava com 30 capítulos gravados e 50 escritos. Era a primeira novela colorida da Globo. Dias Gomes, em entrevista ao fantástico, declara: ?Censuraram o meu pensamento!?. Os militares, através de escuta telefônica, registraram a conversa de Dias Gomes, em que ele afirmava que Roque Santeiro era a obra adaptada de O Berço do herói. Desta forma ele enganaria o governo. Com a proibição, a Globo tratou de substituí-la por Selva de Pedra, de Janete Clair.

Dez anos depois, no governo de Sarney, foram retomadas as gravações. Por respeito, os mesmos artistas foram convidados, mas alguns se recusaram, e alguns voltaram em outros papéis. Era a primeira novela de Patrícia Pillar, Maurício Mattar e Cláudia Raia.

A novela também foi exibida em Portugal e em Angola. Foi anunciado que em 2010 a Globo Vídeo lançará oficialmente os DVD´s, que serão os primeiros dessa série.



Veja mais em: Artes

Artigos Relacionados


- Histórias Fantásticas - Chupa-cabras Duro De Engolir
- Globo: Mocinha Ou Vilã?
- Sinopse Rádio E Tv
- A Etiologia Criminal
- As Novelas E A Educação Dos Nossos Futuros Educadores
- A Influencia Do Programa Malhação Na Formação Discursiva E Ideologica Na Vida Dos Jovens.
- Se Eu Fosse Filho Da Globo

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online