PUBLICIDADE

Página Principal : Artes


Arte Contemporânea



As pessoas não compreendem a arte contemporânea. E muitas ainda torcem o nariz para ela, sem ao menos entendê-la. Até os próprios artistas a subestimam e a depreciam, dizendo que qualquer coisa hoje em dia é arte. Claro que não estou generalizando.

É certo que tem muita coisa esquisita, no sentido de que não tem um conceito ou uma poética ao menos razoável. E nem uma beleza plástica, visual.

Sempre se fez arte segundo os parâmetros da sociedade da época. A arte sempre foi fruto dos acontecimentos contemporâneos; desde a Idade Antiga. Não poderia ser diferente atualmente. Até mesmo num mundo tão conturbado quanto o atual, onde tudo acontece muito rápido, a efemeridade é por vezes comum e vários acontecimentos passam como um turbilhão sobre os outros; sem que sequer tenhamos tempo para compreendê-los ou percebermos. Hoje a forma de fazer arte é tão vasta, que às vezes se pensa que não há mais nada a fazer, ou que qualquer coisa é considerada arte. E as pessoas ainda estão muito vinculadas com a arte clássica; renegando, por muitas vezes, outras formas de expressões artísticas.

Cabe ao artista fazê-la ser entendida, tem de haver o diálogo entre artista, obra e público. Hoje existe este diálogo. Apesar de ainda não ser suficiente, acho.E isso tem feito da arte novas formas de ser entendida e feita. Se seu processo artístico for este, claro. Pode ser outras tantas formas de expressão...O problema maior é o desinteresse do público em geral pela arte; as pessoas não frequentam mais as galerias, os museus como antigamente! A cultura principalmente baiana está vinculada ao pagode de baixa qualidade, falemos a verdade; e aos programas sensacionalistas da TV!! É o que as classes mais baixas têm como estilo de vida: pagode, bar, TV, trabalho (mal-remunerado para depois gastar com tudo isso) e pronto! É realmente muito triste tudo isso. Como artista, sempre me questiono o que devo fazer para tornar a arte mais próxima ao público. Principalmente ao público em que nem sabe o que é arte!! É preocupante e assustador.

Vejo que tudo parte da educação mesmo. E uma educação doméstica como ponto de partida. Acredito que o público deixou de ter estes hábitos saudáveis de visitar galerias, museus e outras formas de expressões artísticas; porque querem algo imediato e fácil. E isso já acontece há muito tempo! A evolução tem se dado de forma escandalosamente rápida; tudo é muito imediato, as pessoas buscam respostas rápidas aos seus prazeres, querem que tudo seja realizado hoje, agora; a internet tornou as pessoas mais digitais que pessoais; e elas não "perdem tempo" para contemplar o belo, para curtir um pôr-do-sol, para conversar com os amigos sobre quaisquer assuntos; para sentir; esse é o termo. Sentir. As pessoas não param o seu tempo para desacelerar e sentir. No que tange centrar-se e olhar para dentro. Parar um pouco. Tudo o que realmente tem valor está se tornando indiferente por conta deste imediatismo.



Veja mais em: Artes

Artigos Relacionados


- Arte E Avaliação.
- A Falencia Ou A Decolagem Da Arte Contemporanea
- O Rosto Pornográfico
- O Que é Literatura
- Http://pt.wikipedia.org/wiki /usuario:avaliadordearte
- A História Da Arte
- O GuardiÃo Da Arte: Entrevista De Robert Hughes

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online