PUBLICIDADE

Página Principal : Cinema e Teatro


A Tragédia do Titanic



O navio transatlântico Titanic,da "British White Star Line",foi o maior construído pelo homem,até então.Media 269 metros,tinha 30 metros de largura e a sua altura era de um prédio de 15 andares.Possuia quatro chaminés de 19,81 metros de altura por 7,71 de diâmetro;29 caldeiras para produzir vapor;uma turbina de vapor de baixa pressão;dois motores a vapor com inversão de giro;vinte botes salva-vidas;três hélices(uma central no meio do leme e as outras em cada lado do casco);3560 coletes salva-vidas;nove conveses;uma piscina;biblioteca para a primeira e segunda classe;e dezasseis compartimentos estanques.Estes compartimentos eram divididos por anteparas herméticamente fechadas,por portas á prova de água,que eram fechadas por um botão,na cabine de comando do navio.Tudo isto deu o nome ao navio de "Insubmergível".Era tanta a autoconfiança no engenho humano,que os jornais da época escreveram"Nem Deus poderia afundar esse navio..."Depois de ter sido lançado ao mar e baptizado numa enorme
cerimônia,passou mais de um ano a ser equipado com o que havia de mais moderno e luxuoso nessa época.Os 735 passageiros da primeira classe,poderiam ser instalados em suites de luxo,com mobiliário de requinte,como nunca se vira,até então.Aos 674 da segunda classe,não lhes faltava comodidade e conforto e até mesmo os 1.024 da terceira classe estavam bem instalados.Estas cabines de terceira classe,eram equipadas com beliches e lavatórios,inédito para os navios da época.Partiu do porto inglês de Southampton,a 10 de Abril de Abril de 1912,com destino a Nova Iorque,transportando 2.223 pessoas a bordo,contando com passageiros e tripulantes.A viagem foi calma,mas no dia 14,as temperaturas baixaram muito e o Titanic recebeu sete avisos de icebergs na sua rota.Os avisos foram transmitidos ao capitão Smith,que desviou a rota do navio 15km,para sul,mas continuou na velocidade máxima,22 nós(cerca de 41km/hora).Ao anoitecer do dia 14,o capitão mandou reforçar a vigia do navio e fornecer binóculos.Estes equipamentos não foram encontrados,por isso os vigias apenas contaram com os seus olhos.O capitão retira-se para os seus aposentos,deixando ao seu imediato,William Murdoch,o comando da cabine.A noite estava calma e fria sem ondulação de vento,sómente a luz das estrelas iluminava a escuridão.Às 22h30 a água do mar estava gélida,cerca de 0,5º abaixo de zero,o suficiente para matar uma pessoa de hipotermia em apenas vinte minutos.Ás 23h40,um dos vigias avisa uma sombra mais escura que o mar,á frente.A imensa sombra revela ser um iceberg,imediatamente ele toca o sino de alerta,e ergue o comunicador,para falar com a cabine de comando.Preciosos momentos são desperdiçados até ele ser atendido.Quando a cabine é avisada,o primeiro oficial dá ordem de "toda velocidade para tràs",na casa das máquinas há uma enorme correria.O vapor qe estava a ser utilizado teve de ser desligado,a fim de parar os enormes pistões.Na sala das caldeiras,tiveram que parar de alimentar as fornalhas e abrir os abafadores das caldeiras.Quando os pistões estavam quase parados,tiveram que reverter os giros da hélices centrais,para poderem retroceder...Mas era demasiado tarde, e o navio fricciona o casco no iceberg,sendo afectados 90 metros e deixando cinco compartimentos estanques abertos.Apenas 20 minutos depois e o navio já tinha começado a inclinar-se.Tinham duas horas para evacuar o navio,para pasmo das pessoas,que acreditavam na segurança do navio.Há 00h00,o capitão solicita ajuda SOS("Save Our Souls"),na cabine de telégrafos.O navio de passageiros Carpathia,que estava a quatro horas de distância,foi o primeiro a responder.Próximo ao Titanic estava um próximo,o Californian,mas o telegrafista não recebeu o SOS,porque estaria a dormir.A evacuação era feita conforme as classes sociais,os da terceira classe estavam que estavam reunidos e fechados,acabaram por conseguir sair,mas muitos ficaram presos.Foram entregues coletes salva-vidas,que não chegavam para todos,os primeiros botes começaram a ser lançados á água,com mulheres e crianças primeiro,mas sem terem a lotação máxima permitida.Entretanto,eram lançados foguetes ao ar,mas mesmo assim, o Californian nada via.Muitas pessoas atiravam-se á água e outras caíam,conforme o navio se ía afundando.As duas dezenas de botes estavam afastados esperando o afundar do colosso,após isso um dos botes transferiu seus passageiros para outros e aproximou-se dos corpos,na água,apenas resgatou 6 pessoas,o resto tinha morrido de hipotermia.Ás 4h10 do dia 15,chegou ,finalmente,o Carpathia e depois outros vieram ajudar entre eles o Californian,mas mais nada havia a fazer,a não ser cuidar dos sobreviventes. Foi o desastre maritímo mais famoso do século XX.Pertencia á mesma classe dos navios do RMS Olympic de HMHS Britannic.No ínicio de 1900 duas grandes companhias inglesas(Cunard Line e a White Star Line),disputavam a supremacia no Atlântico Norte,no transporte de passageiros e quem realizava a travessia mais rápida.A White Star Line viu a sua rival a ter mais sucesso até 1909.Em Belfast no estaleiro de Harland & Wolff,construiu-se um trio de navios gigantes:o Olympic(1911),o Titanic(1912) e o Britannic(1915).O Titanic foi acordado de seu sono,ao ser descoerto em 1985 pelo Dr.Robert Ballard e a sua equipe,a 3.800(12.600 pés) de profundidade.


Veja mais em: Cinema e Teatro

Artigos Relacionados


- O Brasil Na Mira De Hitler
- Os Guardiões Da Semente
- U.s.s. IndianÁpolis
- Viagens - A França Descobre O Brasil - 1503
- A Nau Francesa EsperanÇa-1503
- Grande Aventura- A Travessia Do Pacífico, Nogaleão De Manila
- Piratas Do Caribe 3 - No Fim Do Mundo

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online