PUBLICIDADE

Página Principal : Cinema e Teatro


Film noir: simplesmente primoroso_?The Maltese Falcon? (1941) de Dashiell Hammett (romance);



Sumário e Análise
The Maltese Falcon: Assim que ?The Maltese Falcon? começa, a sua audiência ganha algum conhecimento acerca do Falcão Dourado através de uma leve introdução que surge no ecrã. Em1539, os cavaleiros templários de Malta procuraram prestar tributo ao rei Carlos V de Espanha, ao enviar-lhe o Falcão Dourado, encrostado com jóias preciosas.
Quando piratas capturaram o navio, deram sumiço ao Falcão Maltês, que esteve sem paradeiro certo, um autêntico mistério, até à presente data de (1941).
A história sofre depois um súbito deslocamento para São Francisco, onde Sam Spade, um detective privado, encontra-se com uma linda e nova cliente - Miss Wonderly. A mulher é de Nova York e procura sua irmã, que acredita estar com um homem de nome Floyd. Miss Wonderly explica a sua situação.
Estilo e Cinematografia
?The Maltese Falcon? é um estupendo ?film noir? um filme antiquado e repleto de mistério. A audiência aprende desde o princípio que muitas das coisas que acontecem nas vidas das personagens nem sempre são o que parecem ou transparecem para fora do ecrã. Por exemplo, apesar de Sam ser próximo de seu colega, ele tem muito mais afinidade com a bela esposa de seu parceiro de investigações.
O filme faz uso do preto e branco em seu prol. A escuridão faz com que certas cenas apesar de diferentes se tornem difíceis de distinguir. As personagens tornam-se completamente integradas pelas cenas, como se com elas se disfarçassem, e o público sente-se realmente envolvido pela trama e pela acção, como resultado.
São utilizados planos especiais, de modo a tornar o filme mais interessante. Quando a camera faz panorâmicas ao longo de ruas vazias ou zooms in na face aterrorizada de Brigid, o público facilmente entende o ambiente da história e as emoções das personagens.
Motivos
O crime perfeito
Será o crime perfeito uma impossibilidade ou poderá ser alcançado? Segundo ?The Maltese Falcon?, não existe maneira de o saber. Gutman persegue o rasto do falcão há anos, finalmente ele se convence que irá adquiri-lo, quando Brigid e seu parceiro tentam trai-lo. Custa-lhe em lidar com a possibilidade de vir novamente a perder o falcão. Seus planos infelizmente, raramente lhe correm bem. Certamente o roubo do falcão não é nenhum crime perfeito.
Gutman calcula ter finalmente a possibilidade de perpetrar o crime perfeito no momento em que se deparou com o falcão, tal não seria tarefa fácil, criou um plano para obtê-lo. Depois de atravessar meio mundo, ele dá-se conta que havia confiado nas pessoas erradas, o que lhe veio a custar o falcão.
Finalmente, Gutman recupera o falcão, só para vir a descobrir que é falso. Apesar de ficar terrivelmente desapontado, ele recusa-se a desistir. Ele acredita que um dia o falcão será seu?
Simbolos
Como é já sabido, o Falcão Maltês, foi originariamente concebido pelos cavaleiros Templários como oferenda a um rei espanhol. A ave fora criada e nela encrostada pedras preciosas. Com o passar dos anos, o falcão foi cobiçado e roubado inúmeras vezes, até que eventualmente pintaram-no de preto de modo a camufla-lo. Gutman que havia andado durante anos em sua busca acredita que finalmente o terá encontrado, no momento temporal em que este filme começa.
?The Maltese Falcon? representa o perigo do mundo materialista e a cobiça e inveja que nele se alastra. Muitos homens morreram ao longo dos anos pela sua tremenda vontade em adquirirem o falcão. Gutman é apenas um dos muitos, e agora que acredita ter finalmente encontrado o falcão, está determinado a usar todos os meios para dele se apoderar. A preciosidade do falcão faz com que Gutman e os outros estejam constantemente a lutar por ele, até por fim virem a descobrir a verdade, que se tratava de um embuste, algo falso sem valor algum.


Veja mais em: Cinema e Teatro

Artigos Relacionados


- Cartilha Do Povo
- Ofuturo Da Humanidade
- Os Habsburgos
- E Tudo O Vento Levou
- O AperfeiÇoamento Dos Santos Na IntegraÇÃo Das GeraÇÕes
- Crime E Castigo
- Os Principais Deuses Egípcios

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online