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Dicionário de Teatro - Acção Falada



Francês: action parlée. Inglês: speech act. Alemão: sprechhandlung. Espanhol: acción hablada. No teatro, a acção não é apenas situação de movimento ou de agitação cénica perceptível. Ela situa-se também, sobretudo para a tragédia clássica, no interior da personagem e da sua evolução, das suas decisões, e portanto, dos seus discursos. Assim surge o termo de acção falada (segundo ?azione parlata?, definida por Pirandello). Todo o discurso que acontece no palco é actuante, e é lá que, mais que em qualquer outro lugar, dizer é fazer. D?Aubignac tinha muita consciência deste facto, Corneille fazia dos seus monólogos verdadeiros mimos discursivos, Claudel opunha o ?kabuki?, onde actores falam, ao ?bunraku?, onde a fala age. Todo o homem de teatro sabe, como Sartre, ?que a linguagem é acção, que há uma linguagem particular no teatro e que esta jamais deve ser descritiva, (?) que a linguagem é um momento da acção, como na vida, e que ela existe para dar ordens, proibir coisas, argumentar, expor sentimentos (com fim activo), para convencer, defender ou acusar, para manifestar decisões, para duelos verbais, recusas, confissões, etc.; em suma, sempre a fazer avançar a acção.


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