PUBLICIDADE

Página Principal : Cinema e Teatro


Dicionário de Teatro - Aparte



Francês: aparté. Inglês: aside. Alemão: beiseitesprechen. Espanhol: aparte.
Discurso da personagem que não é dirigido a um interlocutor, mas a si mesma (e, consequentemente, ao público). Distingue-se do monólogo pela sua brevidade e integração no resto do diálogo. O aparte parece escapar à personagem e ser ouvido por acaso pelo público, enquanto o monólogo é um discurso mais organizado, destinado a ser apreendido e demarcado pela situação dialógica. Não se deve confundir a frase dirigida pela personagem a si mesma e a frase dita intencionalmente ao público.
1 ? O aparte é uma forma de monólogo, mas torna-se, em teatro, um diálogo directo com o público. A sua qualidade essencial é introduzir uma modalidade diferente do diálogo: o diálogo baseia-se na troca constante de pontos de vista e no choque de contextos; desenvolve o jogo de intersubjectividade e aumenta a possibilidade da mentira das personagens entre si. Ao contrário, o aparte reduz o contexto semântico àquele de uma única personagem; assinala a verdadeira intenção, opinião ou carácter, de modo que o espectador sabe em que informação confiar e pode julgar a situação com conhecimento de causa. No aparte, a personagem nunca mente, já que não nos enganamos voluntariamente a nós próprios. Estes momentos de verdade interior são também tempos mortos no desenvolvimento dramático, durante os quais o espectador formula o seu julgamento.
2 ? A tipologia do aparte sobrepõe-se à do monólogo: auto-reflexão, conivência com o público, tomada de consciência, decisão, dirigir-se ao público, monólogo interior, etc.
3 ? O aparte é acompanhado por um jogo cénico capaz de o tornar verosímil (afastamento do actor, mudança de entoação, olhar fixo na sala). Algumas técnicas permitem-no ?passar a ribalta? e ficar ainda mais verosímil, ainda que dando-se a reconhecer como procedimento: holofote no personagem, voz off, iluminação atmosférica diferente, etc. O aparte contém em si poder lúdico e eficácia dramatúrgica.


Veja mais em: Cinema e Teatro

Artigos Relacionados


- Dicas Para Apresentar Monólogo Em Audição
- Apresentar Um Monólogo Em Audição
- Dez Dicas Para Cantar Em Audições
- Conselhos Para Audições E Castings
- O Foco Narrativo
- Estratégias Narrativas
- Www.filmesepipocas.blogspot. Com

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online