PUBLICIDADE

Página Principal : Cinema e Teatro


Coéforas



Coéforas faz parte de uma trilogia, Agamênon, Coéforas e Eumênides. De fácil entendimento, mostra um panorama geral do que a precedeu e sugestiona o que está para acontecer. As tragédias gregas sempre tem como fio condutor, Coéforas não foge à regra,a necessidade do Homem manter-se no caminho da razão e do comedimento, tentando não agir por impulsos, para não provocar a ira de algum Deus ou a vingança de outrem. Não se trata de ser bom ou ruim, mas de passar da medida. Em Coéforas quem vem pagar pela falta de medida é Clitemnestra e Egisto, assassinos de Agamênon.É importante frisar que a vingança de Orestes, personagem do livro, não é decidida por ele mas por um Deus, o que mostra a relação Deuses - Homens na sociedade grega, justificando também mais tarde em Eumênides sua absolvição. Dentro da estrutura da encenação, é interessante pensar no corifeu, em Coéforas como em Eumênides, o coro não está fazendo apenas um comentário da ação, mas interferindo na ação, às vezes até agindo. Um exemplo seria quando a ama vai buscar Egisto e o Corifeu a interpela, sugerindo que o busque sem o acompanhamento da sua guarda, ou seja, o corifeu participa da ação contribuindo para que o plano de Orestes tenha êxito. O coro como representação da sociedade, solicita a concretização da vingança, pois não foi uma pessoa comum assassinada, mas o Rei, um Rei herói, orgulho dos Aqueus, morto sorrateiramente.
A presença do rei morto é constante, se manifesta através do túmulo, na construção dos diálogos, na cena de Electra e Orestes diante do túmulo jurando vingança ao pai morto.
Temos diante de nós uma Estética que prima pelo belo , resolvendo as cenas de impacto através do texto. Vale a pena conferir a maestria com que Ésquilo escreve e nos deixa mais sabedores dessa sociedade tão inspiradora.

Maria de Lemos


Veja mais em: Cinema e Teatro

Artigos Relacionados


- A Vontade De Se Vingar
- Enriquecimento Sem Causa E Pagamento Indevido
- Deus Fez O Homem A Sua Imagem E Semelhança!
- O Tiro Certeiro Da Lei
- Unforgiven_ Homenagem De Clint Eastwood Aos Westerns...
- Classe, Sexo/gênero E Raça/etnia: Um Recorte Do Filme Crash
- O Anticristo, Nietzsche

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online