PUBLICIDADE

Página Principal : Cinema e Teatro


A Herdeira



EUA, 1850 - Catherine Sloper era filha de um médico milionário e viúvo (Dr. Austin Sloper). Ela era uma moça tímida, ?sem-graça?, um tanto desajeitada e levava uma vida tediosa. O pai, Dr. Austin, era um tirano em casa, ditando cada movimento da filha e sempre a comparando, cruelmente, com a esposa falecida, que era linda e charmosa.
Os homens costumavam fugir de Catherine por causa de seu jeito pouco atraente. Mas, um dia, em um baile, um belo jovem, Morris Townsend, cortejou-a e a convidou para sair no dia seguinte. Essa novidade desagradou Austin que disse à filha que o desconhecido devia ser um caçador de dotes. Catherine não quis acreditar nisso e saiu com Morris. O problema é que ele era exatamente o que Austin havia dito: um jovem que dissipara sua pequena fortuna na Europa e, agora, procurava realizar um ?golpe do baú?. Austin insultou e tentou afastar Morris, mas ele continuou insistindo. O doutor, então, teve a idéia de enviar a filha para a Europa para que esquecesse o pretendente. Mas ela recusou e disse que fugiria com Morris. Austin ameaçou, então, tirá-la do testamento se casasse com Morris, deixando-a apenas com uma pequena pensão que fora deixada pela falecida mãe.
Quando Morris soube disso, começou a se afastar e, na noite em que Catherine o esperava para fugirem, desapareceu. Embora arrasada, Catherine enfrentou seu pai, dizendo que fugiria com o primeiro que aparecesse. De novo, Austin ameaçou deserdá-la. Ela pegou um papel e uma caneta e entregou a ele, desafiando-o a fazê-lo. Austin não teve coragem, porém. Catherine era sua única filha. Tempos depois, Austin morreu de pneumonia, deixando sua vasta fortuna para Catherine.
Ao invés de aproveitar o dinheiro, Catherine começou a viver reclusa na grande mansão. Sete anos se passaram. Então, sua tia, Lavínia Penniman, contou-lhe que Morris tinha retornado à cidade e estava ansioso para vê-la. Catherine relutou, mas finalmente concordou em ver o homem que a rejeitara. Morris apareceu cansado da vida e cheio de desculpas, dizendo que a tinha abandonado para evitar que ela fosse deserdada. Também afirmou que vivia infeliz desde que fizera ?esse sacrifício? por ela. Corajosamente, ele propôs que fugissem agora, como tinham planejado anos antes.
Catherine fingiu ter ficado comovida e concordou, mas quando Morris voltou naquela noite, encontrou a porta da mansão trancada. Catherine permaneceu do outro lado, ouvindo enquanto ele freneticamente batia na porta e gritava. Sentindo um grande prazer nessa vingança, ela virou-se e subiu lentamente os degraus da escada até seu quarto. Ali, desapareceu na escuridão de seu mundo solitário. Mas tarde, ela disse para sua tia: ?Sim. Eu posso ser cruel. Eu aprendi com alguns mestres. Ele voltou uma segunda vez. Sei que não voltará uma terceira.? Ao final, Catherine optou por seu orgulho e por sua solidão.


Veja mais em: Cinema e Teatro

Artigos Relacionados


- Stella Dallas
- A Vergonha De Iemanjá
- Pragmática ? Actos De Fala Performativos / Constativos
- A Continuação Do Filme CrepÚsculo Já Está Sendo Preparada
- Mr. Deeds Goes To Town
- Da Vida Nada Se Leva
- Encontro Marcado

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online