PUBLICIDADE

Página Principal : História


O EGITO



O Egito sempre exerceu sobre mim um grande fascínio. Seus mistérios, seus faraós, Cleópatra, o Rio Nilo, O deserto, O papiro. Se tudo isto povoa minha mente desde a infãncia , imagine então as pirâmides...

Eu creci lendo a Biblia e a história de Moisés colocado em uma cesta no meio das águas para ser encontrado pela rainha egípcia e ser criado, educado na corte do faraó. Não é por menos que se tornou um grande líder do povo hebráico e os conduziu pelo deserto sem falar em José do Egito muito, muito, tempo antes. Vendido pelos irmãos se tornou um grande governador no Egito.

Enfim vamos conhecer o Egito... A República Árabe do Egito fica no nordeste do  continente africano banhado tanto pelo Mar Mediterrâneo quanto pelo Mar Vermelho . O historiador Heródoto disse em sua célebre fala que o Egito é uma dádiva do Rio Nilo. Por que esta dádiva? Graças à existência deste rio que povos antigos foram se agrupando em  suas  margens e foram as contruções de um sistema de barragens aproveitando suas enchentes e consquentemente o solo fértil às suas margens que fizeram surgir esta mais antiga sivilização. Uma sivilização políticamente organizada que remonta a 5 mil anos.

Quanto ao que levou à unidade destes povos existem controvérsias. O porque de se terem mantidos unidos.

Vilas e cidades foram surgindo ao longo do Rio Nilo uma zona fértil e cultivável .

Hoje a cidade do Cairo, capital do Egito é uma importante cidade que atrai muitos turistas devido aos importantes museus que quardando múmias e tesouros valiosos atraem turistas do mundo todo.

Os monumentos de rara beleza ,os templos, as pirâmedes atraem pesquisadores de todas as partes e são fontes de riqueza para o país.

Durante 3 milênios o Egito acumulou riquezas sendo temido e respeitado, mantendo contato com todos os outro povos na antiguidade.

Porém a partir do céculo VII antes de  Cristo o Egito foi dominado sucessivamente pelos assírios, persas, gregos e romanos e nunca mais recuperou a grandiosidade do passado.

Obrigada por lerem meus resumos. Os faço com muito carinho  e cuidado para não passar informação errônea. Por ser um assunto do qual gosto muito estarei voltando ao tema.  Agradeço aos comentáros.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           


Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- A Mulher No Egito Antigo.
- Palestina Ou Israel?
- Os Motivos Para A Escravidão Do Povo Hebreu No Egito Antigo
- As Pragas Do Egito ? Um Desastre Ecológico No Mundo Antigo
- Cuidado! O Deus Dos Imigrantes, Esta Chegando!
- Tarô Egípcio - Ciência Ou Mito?
- O Helenismo. In: O Mundo De Sofia

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online