PUBLICIDADE

Página Principal : Cinema e Teatro


Os 5 ?Ps? do Teatro Académico



Com o início do novo ano escolar, muitos de nós estão ansiosos por fazer audição para a peça de teatro ou musical da escola. Esperamos que as oportunidades se adeqúem aos nossos perfis e talentos. Esperamos que a nossa escola possua um bom departamento de teatro e/ou música, que desenvolva o melhor dos seus alunos e providencie oportunidades de representação. Esperamos que os actores sejam seleccionados apenas com base no talento. Esperamos tudo isto. Entretanto, podemos manter presentes os 5 ?Ps? a respeitar quando abordamos o mundo do teatro académico.
PRATICAR ? Frequentar as aulas e fazer a preparação em casa é apenas o primeiro passo. A maioria dos bons actores de teatro académico continua os estudos teatrais e o treino fora das salas de aula. Aulas privadas, aulas extracurriculares e workshops poderão desenvolver as tuas capacidades. Por outro lado, deves ler e conhecer peças ou musicais que tenham bons papéis para ti. Por exemplo, a ferramenta StageAgent PartFinder? pode ajudar-te a encontrar papéis e personagens adequados ao teu perfil.
PRESSIONAR ? Ocasionalmente, os professores e directores dão oportunidade de votação por parte dos alunos para decidir que espectáculos irão apresentar. Pronuncia-te, e garante que defendes peças que tenham bons papéis para ti.
POPULARIDADE ? As escolhas nas audições nem sempre são baseadas apenas no talento. Em caso de dúvida, o aluno mais popular ganha o papel. Levantar todo um espectáculo acaba por ser uma intensa experiência social; torna-se mais fácil para o encenador e para o elenco se os actores que interpretam os papéis principais são populares. Participa socialmente, faz amigos, não sejas indelicado para com os colegas. Vais querer ter tantos apoiantes e fãs quanto puderes.
POLÍTICAS ? Relacionadas com a popularidade estão as políticas, que se podem manifestar de várias maneiras. Por exemplo, se tiveste o papel principal na peça do ano passado, o encenador pode querer atribuí-lo a outro aluno este ano. Por outro lado, queres ser respeitado; se as pessoas te vêem como alguém com uma moral questionável, ou se as tuas notas são sofríveis, o director vai pensar duas vezes antes de te admitir a audição.
PAIS ? Infelizmente, não podes controlar os teus pais. Mas terás grandes vantagens se os teus pais se voluntariarem para ajudar nas produções. Os encenadores estão frequentemente sobrecarregados, e se puderem escolher um estudante com pais colaboradores, é como matar dois coelhos com uma cajadada.


Veja mais em: Cinema e Teatro

Artigos Relacionados


- Conselhos Para Audições E Castings
- Escolher Canção Para Audição Ou Casting
- Sorte Nula: O Filme De Portugal
- O Construtivismo Na Prática De Professores De Ciências: Realidade Ou Utopia?
- Cinema é Geralmente Mais Popular Que Teatro. Por Quê?
- Inglês
- Luzes Da Ribalta

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online