PUBLICIDADE

Página Principal : História


A VERDADEIRA CRISE MUNDIAL



  A VERDADEIRA CRISE. MUNDIAL.

A  verdadeira crise a nível mundial que está em cima da mesa, não é, em meu entender, a crise financeira de que fala o Prof. Mário Ferreira no seu excelente artigo, mas sim, a crise de valores que o mundo vem demonstrando estar envolvido.

Antigamente dizia-se que só a morte não tinha solução;  hoje diz-se que a disputa entre Israel e o movimento  radical islâmico palestino Hamas não tem solução. 

Se o primeiro aspecto, é perceptível para a grande maioria da Humanidade por se tratar  de uma questão biológica,  o segundo não o será, penso eu, ou pelo menos não deveria ser, por se tratar de uma questão  de pura ética social entre outros princípios e valores,  que nunca se poderão dar por vencidos.

Diz a imprensa que uma missão diplomática da União Europeia, liderada pelo chanceler checo Karel Schwarzenberg, cujo país exerce a presidência semestral do bloco, chegou  ao Médio Oriente para tentar obter um cessar-fogo imediato e que face  a esta tentativa, Israel resistiu à pressão e recusou conter o avanço dos seus tanques e soldados pela Faixa de Gaza

O chanceler israelita  Tzipi Livni, disse: "Estamos lutando contra o terrorismo e não vamos chegar a um acordo?.

E após a reunião com a delegação da União Europeia Tzipi disse." Israel agiu para mudar uma situação na qual o "Hamas atacava Israel quando queria e Israel não respondia". Esta deixará de ser a equação na região, quando Israel for atacado. responderá, disse ainda Tzipi.

Apesar de se manter firme na atitude, o governo de Israel, segundo a imprensa e parecendo estranho devido à sua determinação bélica, está esperançado num futuro acordo, que passaria por convencer a comunidade internacional a obrigar o Egipto a impedir o fluxo de armas para o Hamas, segundo um relatório obtido pelo jornal The Guardian. Para tanto, as fronteiras seriam controladas pela comunidade internacional e pela Autoridade Palestina (AP).

Esse tratado só seria possível com a participação do governo egípcio, da AP e, sobretudo, com o comprometimento do Hamas.

Parece estar aqui a solução. Porque brigam, então?

Sarkozy voltou à linha de frente, apesar de não voltar a ser mais o presidente do Conselho da União e sobretudo por sentir um vácuo de poder em relação ao presidente americano George W. Bush e a negativa do presidente eleito Barack Obama em intervir na crise.

   Bush declarou que um cessar-fogo em Gaza era uma ambição "nobre", mas disse que um acordo precisa garantir que o Hamas não possa continuar disparando foguetes contra Israel.

"Eu entendo o desejo de Israel de se proteger visto que a situação actual em Gaza foi causada pelo Hamas", disse Bush. "Em vez de se preocupar com o seu povo, o Hamas decidiu usar Gaza para lançar foguetes e matar israelitas inocentes. E Israel obviamente decidiu proteger-se e ao seu povo."

As declarações de Bush representam a sua primeira reacção pública à crise desde que Israel entrou na Faixa de Gaza.

Em linhas gerais a situação é esta mas, de facto não vejo solução fácil para o caso.

E se procurássemos uma solução para esta matéria, procurando saber como é que isto tudo começou? Talvez viesse daí uma pista para descalçar a bota. A resposta poderia ser esta: ?O começo disto foi a criação do Estado de Israel em território Palestino contra a vontade destes. E injustamente...?

Se é assim Israel deverá retirar da região. Assim, estou convencido que viria  a Paz. Afinal há solução: os homens é que não a querem assumir.

Ou haverá outras  coisas.?

SOUSAFARIAS




Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- Rabin - Um Assassínio Político
- A Guerra Da Palestina Pela Independência
- "para O Mal Prosperar Basta Aos Bons Permanecerem De Braços Cruzados."
- O Coração De Condoleezza
- The Moroccan Connection: The Secret Relationship Between Israel And Mo
- Análise Sobre A Negativa De Lula Em Visitar O Túmulo De Theódor Herzl
- Terroristas Judeus Causam Desastre Ecológico

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online