PUBLICIDADE

Página Principal : Cinema e Teatro


A rapariga da casa isolada (The little girl who lives down the lane)



O facto de A rapariga da casa isolada ser uma experiência cinematográfica absorvente, deve-se a ?ela?, uma pequena-grande actriz cuja maturidade já lhe adivinhava a carreira que o tempo confirmou. Jodie Foster, de seu nome, tem aqui, após curtas passagens em Alice já não mora aqui, Táxi Driver (ambos de Scorsese) e Bugsy Malone (de Alan Parker), a possibilidade de convencer acerca das suas capacidades. Prematuramente adulta, a pequena Foster beneficia dessa ausência de ?vícios? característicos a qualquer criança.
O filme conta a história de uma jovem de 13 anos (Rynn/ Jodie Foster) que vive, supostamente, com o pai numa casa de campo, afastados dos olhares indiscretos das gentes da comunidade. Rynn é uma rapariga fora do vulgar, familiarizada com a solidão e dotada de uma inteligência muito acima da média. É uma autodidacta, com gostos e comportamentos desfasados da sua realidade etária (estuda hebreu, lê poesia, ouve música erudita, cozinha, fuma haxe?). Rynn é uma criança que de infantil só tem a idade. Foi a figura paterna, um poeta e tradutor, que lhe incutiu essa desconfiança fóbica em relação ao exterior (?luta contra eles como puderes. Sobrevive? ? terá dito). Trata-se de uma personagem ?invisível?, que levanta nos outros (e em nós) uma cortina de desconfiança. A sua aparição é constantemente adiada?
Depois há os Hallet, Cora e Frank (mãe e filho), que são os proprietários da casa e responsáveis pelo seu arrendamento. São duas figuras prepotentes que aliam a essa característica uma arrogância sem limites. Invadem a privacidade de Rynn de forma irritante e continuada. Cora não aceita a ausência sistemática do pai, bem como não aguenta a argumentação superior de Rynn. Por sua vez, Frank ? Martin Sheen ? é um pervertido com um casamento de fachada arranjado pela mãe. O isolamento de Rynn faz dela uma presa ?fácil? para um predador sexual.
Mário, sobrinho do simpático polícia de ascendência italiana, é um jovem a quem uma enfermidade de infância pôs a coxear. Para além de cúmplice de Rynn, vai tornar-se seu amante.
Depois há uma cave que esconde mais do que frascos de compota e uma história de compromissos assumidos entre um pai e uma filha?
Um filme que poderia não ter sobrevivido se a rapariga da casa isolada
fosse outra.


Veja mais em: Cinema e Teatro

Artigos Relacionados


- O Silêncio Dos Inocentes
- Bonnie And Clyde
- E Tudo O Vento Levou
- 300
- Mas Que %$$# é Essa?
- Cora Coralina
- Depois De Horas

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online