PUBLICIDADE

Página Principal : História


Renascimento Científico



Ao longo dos séculos XV e XVI, a ciência européia sofeu em diversos aspectos, um impluso renovador. Um expressivo número de pesquisadores, valorizando a razão e a experimentação, procurava examinar questões da natureza e da sociedade.



Esses pesquisadores diferenciaram-se muitos estudiosos medievais que acatavam concepções tradicionais desenvolvidas por alguns sábios da Antigüidade e incorporadas pelos teólogos cristãos. Antes de aceitar conclusões prontas, a atitude crítica levava os novos cientistas a abservar os fenômenos naturais, fazer experimentos, propor novas hipóteses, medir, reavaliar.



Mas a nova mentalidade científica não se desenvolveu sem a resistência daqueles que defendiam as tradições culturais medievais. Alguns dos episódios que ilustram esses conflitos:





Dissecação de Cadáveres



O médico espanhol Miguel de Servet( 1511- 1553), pôde descrever, pioneiramente, o funcionamento da circulação do sangue nos pulmões por meio da dissecação de cadáveres. Por essa prática, foi criticado e perseguido pelas autoridades religiosas cristãs; preso em Genebra, foi queimado vivo.





Teoria Heliocêntrica



Uma das mais brilhantes teorias científicas dessa época, o heliocentrismo? segundo a qual a Terra e os outros planetas se moviam em torno do Sol?, foi desenvolvida pelo sacerdote católico e astrônomo Nicolau Copérnico (1473- 1543). Em sua obra Da revolução das esferas celestes, publicada no ano de sua morte, Copérnico refutou a teoria geocêntrica ( que concebia a Terra como um centro fixo em torno do qual giravam os demais corpos celestes), provocando a reação das pessoas, especialmente dos religiosos. Sua teoria heliocêntrica cntrariava passagens da Bíblia que indicavam o movimento do Sol em torno da Terra.



Examinando, posteriormente, a teoria de Copérnico, cientistas como Johann Kepler e Galileu Galilei passaram a defendê-la. galileu chegou a ser acusado de herege pela inquisição católica e, para livrar-se da pena de morte, negou publicamente suas convicções.





Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- Sinais Da História-8ºano
- Aristarcos De Samos
- A Linguagem De Deus
- Espiritismo E Religião Católica
- Metodologia Científica - Guia Para A Eficiência Nos Estudos
- Limbo
- Nome E Missão Dos Anjos

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online