PUBLICIDADE

Página Principal : Cinema e Teatro


O Santo Parto



O texto para teatro "O Santo Parto", escrito por Lauro César Muniz, dirigido por Bárbara Bruno e co-dirigido por Ivam Cabral, desaponta pelos clichês. Mas, entusiasma pela atuação de Raoni Carneiro, que se desdobra em São Jorge/Ogum e no menor de idade "Elvis" - nos dois papéis, faz rir pela ingenuidade e o inusitado das situações que cria. O jovem é caso do padre José (Marco Antônio Pâmio), que alucina uma gravidez, na cena típica do teatro do absurdo.
Cardeal Quirino (Walter Breda), com mais de 200 anos, sai do retrato pintado e entra em cena, como inquisidor do padre pedófilo: Elvis tinha 17 anos, quando o "engravidou" em uma rave onde rolava chá de cogumelo, conforme conta o próprio padre alucinado.
Padre José demonstra na alucinação seu desejo de potência. Ter um filho, revertendo a dessexualização imposta pela igreja. Ter/recuperar a sexualidade (o poder) por meio do pênis de um outro, representado tanto pelo filho que alucina quanto pela paixão consumada com Elvis. Já o cardeal moralista, que condena padre José, tem sua vida sexual revelada pela escrava (Miriam Amadeu), também vinda do além, cuja felação o leva ao delírio, e com quem acaba tendo uma filha renegada.
Os fantasmas de padre José são desafiados pelo fio da espada de São Jorge/Ogum, outra metáfora do sagrado atravessado pelo profano. A espada ameaçadora é o pênis de Elvis, que põe em xeque a vocação do sacerdote. Padre José se recusa à excomunhão avisada por telefone, pelo bispo - este um vivo, mas a ligação, como de resto, é alucinada pelo padre, que confunde o tilintar do telefone com as badaladas dos sinos da igreja.
A espada de São Jorge/Ogum retorna à cena na proposta de Elvis ao padre. Revela ao padre que ele está alucinando, que não há filho algum e propõe que fujam para uma vida nova. Mas, o padre não quer (o pênis de) Elvis. Deseja o filho que, como para uma histérica, pode simbolizar o seu próprio pênis. A peça está em cartaz neste fevereiro no Espaço dos Satyros, capital paulista.



Veja mais em: Cinema e Teatro

Artigos Relacionados


- O Exorcismo De Emily Rose
- Literatura Informativa Sobre O Brasil
- Meu Pai
- Misoginia Na Igreja
- José - A Verdadeira HistÓria Do Pai De Jesus Cristo Na Terra
- Datas Comemorativas _ 12 De Junho
- O Crime Do Padre Amaro

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online