PUBLICIDADE

Página Principal : Cinema e Teatro


Corpse Bride - A noiva cadáver



Corpse Bride (A Noiva Cadáverl) é um filme de animação em stop motion de 2005, produzido por Tim Burton e realizado por Tim Burton e Mike Johnson. O argumento é clássico na sua fragilidade, valendo o filme pela atmosfera visual deslumbrante que consegue criar. As ambiências underground superiormente montadas adensam o clima romântico que se quer criar. De facto, "A Noiva Cadáver" continua a tradição de clássicos negros, ocultos e românticos realizados por Tim Burton, iniciada com filmes como "Eduardo Mãos de Tesoura".
Passado no século XIX numa vila europeia, "A Noiva Cadáver" é pois um filme de animação que relata a história de Victor, um jovem que vai parar a um mundo subterrâneo povoado pelos mortos e onde, devido a um juramento acidental, ele deve desposar uma misteriosa noiva falecida, enquanto a sua noiva real, Victoria, espera por ele no mundo dos vivos.
A história é baseada num conto popular russo-judaico do século XIX e é ambientada numa fictícia Inglaterra da era vitoriana. A rivalidade de classes é espelhada nos interesses de uma família aristocrata falida que tenta, através do casamento da filha, aproveitar-se de membros milionários da burguesia. De um lado, a classe e as maneiras, o bom nome e estatuto social; do outro, o poder do dinheiro, apesar das maneiras pouco educadas e mesmo grosseiras dos novos-ricos. Até mesmo aqui, o filme gera encanto e um ritmo à boa maneira dos filmes sobre desigualdades sociais.
Tematicamente, deve-se ainda acentuar a ideia de que o mundo dos mortos possui uma vida
muito acima da dos vivos. Lá em baixo, tudo é colorido, alegre, festivo e irónico, enquanto que cá em cima reina o escuro, o taciturno, o protocolar e rígido e o jogo de interesses. Esta espécie de ?monde à l?envers? reinventado pelo fantasista Burton serve uma perspectiva pouco romântica, porque optimista, relativamente à vida para além da morte. Talvez por isso o filme é tão divertido e cativante.
Uma certeza: o herói romântico Victor (voz de Johnny Depp ? o actor fetiche
de Tim burton) descobre que não há força neste mundo ou no próximo capaz de o afastar do seu verdadeiro amor. Ficha técnica: país: Reino Unido
género: Animação, Fantástico, Comédia

realização
Tim Burton, Mike Johnson

intérpretes
Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Emily Watson, Tracey Ullman, Joanna Lumley, Albert Finney, Christopher Lee


Veja mais em: Cinema e Teatro

Artigos Relacionados


- Sweeney Todd
- Sorte Nula: O Filme De Portugal
- Uma Vista Pelos Oscares 2008
- Lago Dos Cisnes
- Meia-noite No Jardim Do Bem E Do Mal (midnight In The Garden Of Good And Evil)
- O Maravilhoso Mundo Dos Brinquedos
- Match Point

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online