PUBLICIDADE

Página Principal : História


Da China Imperial à China Comunista



A China é um país milenar e ao longo de séculos de historia, alternou períodos de maior ou menor produção tecnológica, cultural e artística: A pólvora e a bússola foram desenvolvidas durante a Idade Média européia, a Grande Muralha e as cerca de 7000 estatuas dos Guerreiros de Xi`an , construídas dois séculos antes da era crista e descobertas apenas em 1974.

 Varias dinastias governaram a china, mas no final do século XIX, sob o governo da dinastia Manchu, o Império estava decadente. Naquela época, o país fora partilhado entre varias potencias estrangeiras.

 No inicio do século XX, sob a liderança de um jovem medico chamado Sun Yat-sen, foi organizado um movimento nacionalista hostil à  dinastia Manchu e à dominação estrangeira, movimento esse que culminou em uma revolução em 1911, atingindo as principais cidades do país, colocando fim ao Império e instaurando a Republica em 1912. Sob a direção de Sun Yat-sen, foi organizado o Partido Nacionalista, o Kuomintang.

 A tímida industrialização iniciada naquela época foi interrompida pela invasão e ocupação da China pelo Japão, na década de 1930, e pela guerra civil, que se estendeu de 1927 até 1949. Entre os intelectuais chineses, desiludidos com a ideologia liberal, e ante a impossibilidade do desenvolvimento dentro de um modelo capitalista dependente; as idéias revolucionárias ganharam forças.

 Além de receber influencia da Revolução Russa, essas idéias se juntaram aos sentimentos nacionalista e anticolonial, que originou, em 1921, o Partido Comunista Chinês _ PCC, do qual fazia parte, entre seus fundadores, Mao Tse-tung, seu futuro líder.

 Com a morte de Sun Yat-sen, em 1925, o Kuomintang passou a ser controlado por Chiang Kai-shek e, depois de uma curta convivência pacifica, em 1927, o governo nacionalista colocou o PCC na ilegalidade, iniciando uma guerra civil entre comunistas e nacionalistas que se estendeu, com breves interrupções para combater os japoneses, até o fim da década de 1940.

 Depois de unificar o país, em 1928, Chiang Kai-shek passou a liderar o Governo Nacional da China com mãos de ferro.



Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- O Livro Vermelho
- Revolução Cultural
- A Grande Muralha Da China
- Os Dois Tibetes
- Origem Da China
- O Maoísmo
- As 7 Maravilhas Da Era Medieval. A Muralha Da China

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online