PUBLICIDADE

Página Principal : Cinema e Teatro


Método Nekrosiano



   Nekrosius assume que não trabalha de um modo espontâneo, precisa sempre de se estruturar a partir de um longo trabalho de casa. Para este dramaturgo, a característica fundamental na comunicação teatral é a imagem plástica do espectáculo, o lado visual supera o lado textual do teatro -?Estamos habituados a uma ideia literária do teatro, a que ele seja uma coisa que se escuta e não se mostra. Mas a natureza do teatro é ser visto? (E.Nekrosius)

O encenador lituano sintetiza o texto dramático até encontrar o ?tutano? da obra, porque acredita que é desta forma que traduz em palco o âmago do texto literário. Uma característica comum em todos os seus espectáculos é que as palavras quase sufocam para serem expressas, surgem em cena em forma de grito. O grito de Münch é o exemplo que apresenta como metáfora à economia de palavras. «O que está a ser dito está a nascer. As pausas podem ser mais importantes que as palavras. As palavras são muito difíceis de pronunciar. Há um pudor interior, não é preciso chegar depressa ao texto, as palavras devem ser ditas quando necessário, devem ser poupadas.»

Para ele, a síntese do texto vem simplificar toda a noção da acção, e do gesto surgem melhores ideias do que do texto por si só. ?Todas as boas ideias nascem da simplicidade?. É actualmente conhecido e reconhecido pela sua poética em palco, pela desmontagem e a condensação que opera nos textos e pela construção de um espaço mental.

Podemos identificar a origem do seu «estilo» na estética dos «materiais pobres» implementada por Tadeuz Kantor, no «teatro pobre» e ritualista de Antonin Artaud ou de Jerzy Grotovski, mas logo definimos no trabalho de Nekrosius uma estética única que não segue qualquer outra corrente mas contem, por si só, um aglomerado de ideias e ligações imprevistas no momento histórico e cultural actual. Ele próprio refuta qualquer referência directa à tradição ocidental ou oriental, no entanto, adianta que procura o lado primitivo do teatro.

Uma característica importante no seu trabalho, é firmada por Valentina Valentini na obra Eimuntas Nekrosius<1> com a questão: ?Qual è il segreto per cui il teatro di Nekrosius sembra non contagiato dalle malattie che invece hanno preso possesso del corpo euro-americano, i cui sintomi si manifestano nell?extrateatralità, nella perdita di specificità del genere drammatico??.




Veja mais em: Cinema e Teatro

Artigos Relacionados


- Ibsen E A Sua Herança
- Os Fantoches E A Literatura
- A Origem Do Teatro
- Dois Corações E Quatro Segredos Com Denil
- Texto Artístico/linguagem Poética
- Literatura E Humanismo
- Crítica Teatral: "inês-gil Vicente Por Ele Mesmo" Da Cia Dos Ícones

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online