PUBLICIDADE

Página Principal : Cinema e Teatro


Mini Cenários do Cinema, parte1



O modelo de uma paisagem envolve preocupações totalmente diferentes de uma miniatura de uma espaçonave. Com relação a cenário, criar um ambiente verossímil é mais importante que a precisão técnica. Paisagens em miniatura são freqüentemente usadas para criar locações estilizadas. Uma outra utilidade importante é criar ambientes logisticamente impossíveis, como por exemplo, as paisagens marcianas de O Vingador do Futuro. Os cenários em miniatura podem ser montados tanto em ambiente aberto como em estúdio, onde luz e movimento de câmera podem ser controlados.

Florestas - Como em qualquer assunto de efeitos especiais, o que vale mesmo é criatividade. Assim, não existe uma regra para se criar Florestas em miniatura. Geralmente, os solos podem ser de verdade (montado num terreno de verdade) ou em plataformas de madeira montadas nos próprios estacionamentos das empresas de efeitos especiais. Sobre as plataformas, os artistas colocam plásticos grossos (tipo lonas) ou mesmo carpetes. Sobre as lonas e os carpetes, eles colocam terra de verdade, plantas e troncos pequenos de verdade. Ao fundo eles colocam pinturas para expandir a visão mas também tem hábito de filmarem com céu de verdade.

Céu com Nuvens - As nuvens em miniaturas geralmente são feitas com algodão ou fibra de poliéster usada para encher travesseiros. Estas mini-nuvens são presas com linhas finas (linhas de nylon para pesca), presas por suporte ou sobre vidro transparente.

Cenários montanhosos - Existem diversas maneiras de se criar cenários montanhosos. Uma muito usada seria recobrir com folhas de alumínio uma estrutura feita de tela de galinheiro ou de gesso, que pode ser montada em plataformas e ao ar livre ou com uma pintura de fundo por trás. Um outro material também usado para se criar as rochas seria a espuma de uretano e em menor freqüência de uso, o isopor.

As folhas de alumínio são aquelas que você já conhece e já viu, ou seja, aquelas de se embrulhar alimentos. Quanto mais encorpada a folha, melhor. As espuma de uretano se assemelha com o isopor só que é menos porosa e pode ser encontrada em densidades diferentes. A espuma de uretano tem a mesma facilidade de uso que a madeira tem, só que melhor ainda. Assim, com a espuma de uretano é possível entalhar, lixar, esculpir, como a madeira, só que melhor.


Cenários com túneis - os cenários com túneis são muito usados quando se deseja, por exemplo, fazer com que uma grande enxurrada ou torrente de água escorra dentro deste túnel e persiga os heróis da estória. Neste caso, para fazer com que a água escorra dentro do túnel, a primeira parte dele precisa ser ligada a uma caixa d'água. Assim, quando a água é liberada da caixa d'água, ela escorrerá pelo túnel. É claro que, quanto mais alta for a caixa d'água, maior será a força e velocidade com que a água escorrerá pelo túnel.



Veja mais em: Cinema e Teatro

Artigos Relacionados



 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online