PUBLICIDADE

Página Principal : Cinema e Teatro


Mini Cenários do Cinema, parte2



Cenários urbanos (prédios, edificações, etc.) - geralmente prédios e casas são construídos de madeira compensada, construindo-se somente as partes que serão filmadas pela câmera, justamente para baratear o custo. Os plásticos, principalmente o estireno, são usados com mais freqüência para se criar estruturas de menor espessura, como por exemplo, simular a estrutura metálica de uma ponte. O acrílico comum (conhecido como Plexiglass) é também usado quando se deseja transparência, por exemplo para fazer uma miniatura de prédio de vidro. Quando se deseja mais realismo às casas e prédios, principalmente nas cenas de destruição, o gesso é muito usado, pois quando se quebra lembra muito concreto se quebrando. Muitas vezes, em alguns filmes, é necessário que, por exemplo, uma casa de madeira se quebre ou seja queimada. Nesses casos, usa-se madeira balsa, pois ela é leve e quebradiça.

Princípios de Construção

As miniaturas usadas nos filmes tem que ter mais que aparência. É preciso ter considerações práticas. Assim, as miniaturas do cinema podem ter:

Resistência - Num filme elas serão usadas diariamente, submetidas a luzes quentes, algumas vezes manuseadas por mãos desastrosas e submetidas a colisões com câmeras com controle de movimento. Por isso tem que ser resistentes, mais resistentes que os modelos de museus e aqueles feitos por hobbystas e aeromodelistas. Assim, a sua resistência deve começar pelo seu interior: devem possuir uma estrutura metálica interna que é feita para manter a integridade e a forma dos modelos e fornecer suporte quando forem colocadas em suporte para serem filmadas.

Encaixes para suportes de sustenção - Durante a filmagem, uma miniatura precisa ser suportada por um suporte especial. Quando filmada de frente, o suporte deve estar atrás. Se filmado de trás, o suporte deve estar na frente. E assim por diante. São coisas que os hobbystas e aeromodelistas não precisam lidar mas que são necessárias para as miniaturas do cinema. Na carapaça exterior tem que ter portas removíveis para fixar os suportes, pelo menos 4. Algumas vezes, os suporte tem que ser especiais: tem que combinar com o respectivo fundo (preto, azul ou verde), algumas vezes tem que ter motores controlados por computador para movimentar a nave (incliná-la para os lados, embica-la para cima ou para baixo, etc.) mas sem tirá-la do lugar, permitindo com que seja filmada enquanto faz estes movimentos.

Dispositivos internos - Além disso, elas podem abrigar componentes eletrônicos e por esse motivo tem que ser ocas. Elas podem conter luzes, motores para movimentar os flaps, portas, cabeças de pilotos em miniatura, etc.


Refrigeração interna - Um outro fato interessante é que as miniaturas tem que ter um sistema circulante de ar, pois do contrário derreteriam sob o calor de suas luzes e motores e sob as luzes fortes do set de filmagem. Apesar de muitas miniaturas pesarem algumas gramas (como na figura abaixo) e não terem nenhuma luz ou parte mecânica muitas são complicadas, pesando dezenas de quilos e precisam de uma equipe de pessoas para transportá-las.

Equipamentos eletrônicos de controle - Quando um modelo vai ser filmado, ele pode precisar de equipamento eletrônico de controle de suas funções internas controladas por computador, além de suprimento próprio de energia para movimentar os motores e acionar as luzes. As miniaturas podem variar de centímetros e gramas a metros e dezenas de quilos. Muitas requerem motores internos, luzes, sistema de ventilação para evitar o derretimento devido aos aparelhos eletrônicos internos e as luzes do set de filmagem.


Fonte de energia própria - Normalmente as miniaturas tem que ter baterias próprias porque podem ser transportadas para locais que não tem energia elétrica. Além disso podem ter muitos fios por dentro que concentram as luzes e motores de refrigeração ou de acionamento de partes móveis. Além disso, precisam ter painéis móveis ou retiráveis para ter acesso a trechos da fiação elétrica, para os casos de conserto.



Veja mais em: Cinema e Teatro

Artigos Relacionados


- Materiais Para Construção De Veiculos Em Miniatura
- Mini Cenários Do Cinema, Parte1
- Mágica De Efeitos Do Cinema
- Energia Em Perspectiva
- Regras De Convivência Dentro De Casa!
- Lixo Eletrônico
- Iluminaçao

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online