PUBLICIDADE

Página Principal : Teoria e Crítica


Linguagem e Persuasão



O autor Adilson Citelli, mestre em Letras, professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, nos expõe de maneira clara e didática, em seu livro ?Linguagem e Persuasão?, a história, a construção e os métodos da linguagem persuasiva.
Citelli une aos princípios teóricos textos persuasivos que estão presentes em nosso dia-a-dia, como discursos publicitários, religiosos dos livros didáticos e dos justiceiros. Esse elemento atual remete o leitor a uma reflexão, pois é possível analisar na prática toda a teoria exposta no livro.
O texto publicitário é o primeiro a ser comentado, surgindo com ele as fórmulas utilizadas para convencer o consumidor, que nascem da conjunção de efeitos retóricos com fatores psico-sociais-econômicos.
A formação de slogans com utilização de premissas e a criação de personagens que configuram tipos são usados como exemplos pelo autor para mostrar como essa linguagem mexe com as emoções, com os juízos de valor e com os conceitos já existentes na sociedade. Com isso, o consumidor é levado a acreditar que precisa do produto ou serviço e que deve comprá-lo.
Outro discurso é o religioso, onde a voz de Deus cala todas as outras e o pastor fala em Seu nome. ?A mais visível forma de persuasão e o mais invisível eu persuasivo?, comenta Adilson. A construção de conhecidos textos religiosos, como o Credo, é analisada, com a escala da narração e os mecanismos que acentuam a persuasão, como a utilização do modo imperativo, as parábolas, metáfora, estereótipos e chavões.
Um dos mais preocupantes discursos persuasivos, o dos livros didáticos, é exposto no livro. Podemos perceber como os livros destinados às crianças para alfabetização apresentam modelo que nada têm a ver com a realidade da maioria das crianças, abandonando sua função neutra e criando ideologias.
O tema família é o mais explícito e constante, onde se transmite uma idéia de harmonia doméstica, onde tudo é perfeito. Duas variáveis de preconceito são as mais encontradas: a família que é feliz porque está unida e as relações dos papéis sexuais ( o pai trabalha e sustenta a casa e a mãe tem a obrigação de cuidar da casa e dos filhos). As crianças que não têm suas vidas iguais a esse modelo se sentem inseguras e descontentes.
O texto dos justiceiros é desvendado em ?Linguagem e Persuasão?. Do antigo programa Gil Gomes até o Ratinho podemos encontrar os mesmos esquemas de persuasão que lemos no livro.
O trabalho com temas inusitados, o uso de vocabulário simples com utilização de gírias, a passividade e impacto do receptor e o domínio da hipérbole e adjetivos são alguns mecanismos persuasivos desse discurso. A notícia não exige esforço para ser interpretada e há uma grande aproximação emocional entre o emissor e receptor. Estabelecendo-se assim um discurso do convencimento.
Citelli finaliza argumentando que persuadir não é sinônimo imediato de mentira ou coerção, mas que os resultados dependem do comportamento adotado no discurso. E que para existir persuasão condições são estabelecidas e a principal delas é a existência da democracia, que permite a livre circulação de idéias.
Para alunos da área Humanas, principalmente Comunicação Social, este livro é de extrema importância, pois de maneira clara e interessante o autor expõe um tem que estarão em contato todos os dias.
Entretanto, não deixa de ser uma ótima opção para todos que se interessam pelo tema, pois todos nós sofremos as conseqüências desses discursos e muitas vezes nem nos damos conta.Aprendendo sobre o assunto podemos refletir sobre como estamos sendo controlados, e até que ponto, por esses mecanismos persuasivos.


Veja mais em: Teoria e Crítica

Artigos Relacionados


- Da Arte De Influenciar Pessoas
- A Linguagem Da Sedução
- ComunicaÇÃo
- O Poder Da Linguagem Nos Tribunais De Júri
- Funções Da Linguagem
- Pedofilia - A Inocência Ferida E Traída
- ?a Natureza Da Leitura ?

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online