PUBLICIDADE

Página Principal : Teoria e Crítica


Os Sete Saberes Necessários À Educação Do Futuro



É POSSIVEL COSNTRUIR UMA NOVA POSTURA PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO?

Conforme os estudos e pesquisas feitas sobre didática, sociedade e teoria do ensino, didática e cultura, as abordagens do processo ensino-aprendizagem, e a relação de interdependência entre esses, podemos constatar que é possível construir uma nova postura educativa.
Para que isso ocorra é necessário que parta de nós educadores a mudança e daí a transformação da sociedade.
Através da preocupação de que individuo queremos formar e da responsabilidade que assumimos nesta formação é que podemos determinar nossa postura profissional.
Cabe a cada professor conscientizar-se de que a educação é dinâmica e o tempo, a sociedade, a cultura exige que assim sejamos para estarmos aptos a atuar e permanecer no mercado de trabalho, não só visando quantidade mais principalmente qualidade.
Portanto o professor deve ser perceptivo, criativo, organizado, estratégico, atualizado e antes de mais nada educador preocupado em ensinar formar, adquirir um pensamento contemporâneo preocupado com as mudanças sociais, conforme Piaget de provocar desequilíbrio, interesse, curiosidade, críticidade e de também aprender com cada aluno e situação que possa surgir.
No entanto, não é tão fácil estabelecermos essa postura, e até que possamos nos adequar e adaptar essa postura em sala de aula é necessário muito trabalho, muitas tentativas, muitas frustrações.
Há momentos em que pensaremos em desistir e sermos só mais um professor autoritário, ou outros que mesmo com conteúdos programados e planejamentos as adversidade pode surgir, o imprevisto pode acontecer, há ainda situações desconhecidas ou inesperadas que podem surgir, mais que se soubermos ser criativos e estratégicos podemos usar a nosso favor, para ensinar e aprender com a ocasião.
Dessa forma, surgem outros questionamentos tais como, estamos dispostos a enfrentar essas surpresas que possam surgir? Estamos preparados a lutar pelo que queremos, mesmo sendo trabalhosos? A partir daí poderemos construir nossas posturas ante a escola, a sociedade e à nossos educandos.



Veja mais em: Teoria e Crítica

Artigos Relacionados


- A Importancia Do Planejamento Estrategico No Trabalho Do Professor
- A Importância Da Cidadania No Universo Da Aprendizagem
- A Educação E O Respeito à Diversidade Para Com Os Professores, Alunos
- A Pedagogia E O Método De Projetos
- Se Você Finge Que Ensina, Eu Finjo Que Aprendo
- O Papel Dos Educadores
- Educação Para A Vida

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online